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6 especialistas dão dicas pra você ganhar dinheiro com e-commerce

Compras online devem crescer cerca de 10% em 2023 no Brasil. E você pode ter sua fatia desse bolo

28 jun 2023 - 06h10
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Foto: Adobe Stock

O e-commerce atingirá R$ 185 bilhões de faturamento em 2023, com crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior. É o que mostra análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), exibindo quão promissor o comércio eletrônico continua sendo no Brasil e no mundo.

Só em janeiro de 2023, o e-commerce brasileiro faturou R$ 237,5 milhões, um crescimento de 33% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Nuvemshop. Portanto, não faltam possibilidades e espaços para quem deseja empreender ou já empreende no mundo virtual oferecendo seus serviços ou produtos.

Mas como fazer para tornar um negócio virtual lucrativo e ganhar dinheiro com e-commerce? Reunimos 6 especialistas em comércio eletrônico para trazerem algumas dicas de ouro para você que quer começar uma loja virtual ou ganhar mais dinheiro com o seu negócio já existente. 

1. Defina a identidade da sua marca

“Toda marca deve ter uma identidade, personalidade e estratégias concretas. Definir esses fatores é parte crucial do branding, pois estas serão as características que irão diferenciar as marcas no mercado”, explica Eduardo Augusto, CEO da commtech IDK.

2. Acredite no seu sonho

“O sonho do meu empreendimento próprio nasceu quando eu era camelô em um grande centro de comércio de rua em São Paulo. Foi muito corrido, desafiador para o corpo e o emocional. Pai, camelô, trabalhando de madrugada, foi desafiador. Hoje eu e minha esposa temos loja física, linha própria, e-commerce que nasceu na pandemia, vendemos B2B e B2C, revendedores parceiros espalhados pelo Brasil, e somos a marca referência em atacado de moda feminina em todo o país, a marca que nasceu de uma lojinha no Brás”, pontua Marcos Martins, sócio-fundador da Lamar Moda Feminina.

3. Foque na (boa) experiência do cliente

“A forma de vender por e-commerce está em constante mudança, por isso, é importante que as empresas foquem além do monitoramento do que os usuários fazem para também observar o que eles pensam e como se sentem. Uso de aplicativo de mensagens, combinação do melhor das lojas digitais e físicas, personalização e customização, são algumas tendências para ficar atento”, destaca Carol Junqueira, digital sales director da Keyrus.

4. Invista em anúncios online 

“Para quem é iniciante no mundo dos anúncios online, é muito importante identificar qual canal mais vai ajudar ou é mais fácil para gerar vendas e resultados. Com o lucro vindo desses anúncios, o próximo passo é expandir para outros canais. Existem diversos canais de vendas, como o YouTube, rede pesquisa (o buscador do Google), rede de display, discovery (em produtos do Google), Instagram, Facebook, entre outros. Para quem está começando, a dica é dominar primeiro uma única ferramenta para depois expandir”, explica Tiago Tessmann, um dos maiores especialistas do país em anúncios online.

5. Compreenda as necessidades do cliente

“É necessário compreender as necessidades desse novo público que está mais exigente na hora de gastar o seu dinheiro. A marca que não entender isso irá encontrar dificuldades de se manter na concorrência com grandes lojistas. Se adaptar é o segredo para o sucesso de qualquer negócio, use as redes sociais e canais de comunicação, Instagram, TikTok, Telegram, Whatsapp para ampliar suas vendas”, diz Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias.

6. Fique de olho nas tendências tecnológicas

“Com os consumidores cada vez mais digitalizados, fazendo uso de novos dispositivos e passando cada vez mais tempo em realidades alternativas e imersivas como games, metaverso e redes sociais, por exemplo, é importante que o varejo também esteja presente nestes espaços, caso contrário perderá clientes”, finaliza Kenneth Corrêa, diretor de Estratégia da 80 20 Marketing e especialista em negócios digitais no Metaverso.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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