6 formas de engajar os profissionais da Geração Z
Como engajar os profissionais da Geração Z? Consultoria lança guia e aborda comportamento dos nativos digitais
A Fox Human Capital, consultoria estratégica de capital humano e primeira no país especializada no segmento core da economia, lançou o Guia Salarial de Tech 2024. O Guia tem como objetivo trazer uma fotografia de como estão os salários das principais cadeiras demandadas por empresas de tecnologia no Brasil. Além dos valores de salários praticados no mercado, o guia também conta com uma série de conteúdos exclusivos voltados para o momento e futuro do mercado tech.
Não é de hoje que a conhecida Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) vem alterando o cenário corporativo com suas crenças, pedidos e prioridades “diferentes”. Essa geração nasce em um contexto digital e muito mais avançados tecnologicamente, o que os torna nativos digitais. Quando falamos em mercado de trabalho, essas características vem causando um forte problema para recrutadores e equipes de RH.
E como conseguir gerenciar essa comunicação falha e engajar os profissionais da Geração Z? Segundo João Henrique Benedet, gerente da divisão de tech da Fox, 6 pontos importantes podem ser testados para quem apostar na contratação dessa geração.
1. Habilidade de escuta
"Essa nova geração aprecia profundamente aqueles que têm habilidades de escuta. Assim, é importante compreender suas opiniões sobre a empresa, suas funções e outras questões pertinentes. Permita que expressem ideias e sugestões que possam aprimorar a produtividade da equipe. Ser ouvido e reconhecido aumenta a motivação e o engajamento, resultando em profissionais comprometidos e mais propensos a permanecer na empresa", diz João.
2. Estabelecimento de objetivos
"Definir metas de forma clara é igualmente relevante. Quando os profissionais não têm clareza sobre seus objetivos na organização, perdem motivação e senso de propósito no trabalho. Cada colaborador deve compreender seu papel na empresa e ter objetivos bem definidos para progredir em sua função e avançar na carreira."
3. Investimento em benefícios
Benefícios são uma maneira de engajar os colaboradores e oferecer condições atrativas de trabalho, como promoções, descontos em viagens e eventos sociais ocasionais para promover integração entre a equipe.
4. Elaboração de um plano de carreira personalizado
"Os jovens encaram o trabalho como uma experiência e valoriza oportunidades de crescimento. Um plano de carreira personalizado, adaptado às necessidades individuais, demonstra que a empresa valoriza o desenvolvimento de cada profissional, incentivando-os a acelerar seu crescimento profissional."
5. Fornecer feedback
"Feedback é essencial para a Geração Z. Através de avaliações de desempenho, os líderes ajudam esses talentos a compreender seu impacto no negócio e a identificar áreas de melhoria para seu desenvolvimento profissional."
6. Simplificação do trabalho
"Processos burocráticos são desmotivadores para os jovens. Simplificar o fluxo de trabalho e oferecer autonomia para executarem suas tarefas de acordo com suas preferências demonstra valorização. Flexibilidade no ambiente de trabalho, como horários flexíveis e opções de trabalho remoto, atende às necessidades de equilíbrio entre vida pessoal e profissional", finaliza João.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.