7 dicas para quem visita a maior feira de franquias do Brasil
ABF Franchising Expo 2023: feira de franquias acontece em São Paulo até o dia 1º de julho
Entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a maior feira de franquias do Brasil, a ABF Franchising Expo. Com mais de 400 marcas expositoras e público estimado acima de 30 mil visitantes, o evento é um dos mais aguardados pelos empreendedores durante todo o ano.
Além das diversas oportunidades de negócios, os visitantes também poderão participar de cursos e palestras para obterem mais informações sobre o sistema de franquias.
“O futuro franqueado precisa se informar, realizar cursos e, quando procurar sua franquia, conhecer a lei 13.966/19, que rege o sistema de franchising no Brasil. É uma lei bastante simples e há muito conteúdo sobre ela online, em portais confiáveis”, ensina Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que há mais de 20 anos trabalha com franqueadoras.
Não tenha pressa para fechar nenhu negócio
Kurita também diz que o futuro franqueado não deve ter pressa ao escolher uma marca.
“A feira um momento de conhecer e comparar propostas. Não é uma oportunidade para comprar, no calor da emoção. É importante que o empreendedor avalie com calma cada rede visitada, pondere os prós e contras e, apenas depois de passar por dois ou três processos seletivos, faça sua escolha”, aconselha.
Thaís Kurita traz outras dicas para quem visitará a feira.
- 1. Estude os segmentos com os quais você mais se identifica, mapeie as empresas expositoras e pesquise sobre elas
"Antes de visitar a feira, tenha em mente os segmentos que você gostaria de conhecer. Assim, fica mais fácil identificar, dentre as empresas expositoras, quais são as que você pode visitar e conhecer. Ter foco, diante de 400 marcas expositoras, é fundamental", diz ela.
- 2. Tenha um roteiro de perguntas para os franqueadores
"Crie um roteiro de perguntas para fazer aos expositores e anote as respostas deles. A partir de uma análise que você fará em sua casa, será possível decidir para quais marcas vale a pena solicitar a participação no processo de seleção."
- 3. Conheça os canais de varejo operados por cada marca
"Atualmente, as marcas operam em mais de um canal de varejo, o que pode ser importante para muitos franqueados. Assim, é possível investir em uma dark kitchen, em uma loja em shopping, um quiosque ou uma microfranquia de uma mesma marca, variando o valor do investimento ou a localidade de implantação da franquia. Conversando atentamente com a franqueadora, o investidor tem a oportunidade de conhecer as opções e adequá-las melhor ao seu perfil", diz a especialista.
- 4. A marca abriu oportunidade para sua região?
"Não adianta você ser apaixonado por uma marca se ela não tem mais espaço em sua região. Pergunte ao franqueador quais são as áreas disponíveis para a abertura de novas unidades franqueadas antes de se empolgar com o negócio."
- 5. Cuidado com processos de seleção "relâmpago"
"Quando o processo de seleção é muito rápido – e alguns são automáticos – muitas perguntas do franqueado deixaram de ser respondidas e essas dúvidas poderão se tornar problemas futuros. Desconfie da franqueadora que não se importa muito com quem entrará em sua rede", diz Thaís.
- 6. Converse com franqueados que estão no estande, mas com cautela
"Muitas marcas levam aos seus stands franqueados para as ajudarem nas vendas de novas franquias. São os maiores parceiros das marcas, aqueles que têm excelente desempenho e faturam alto. O ideal é que você converse com eles, mas também com outros membros da marca, escolhidos aleatoriamente, além de conhecer ex-franqueados da marca. Lembre-se: o franqueador não usará, como propaganda, aquele franqueado que tem problemas de desempenho."
- 7. Não assine documentos na feira
A feira não é o melhor local para assinar o contrato de franquia. Aliás, a lei de franquias (13.966/19) diz que a Circular de Oferta de Franquia deve ser entregue ao candidato à franquia dez dias antes de o contrato ser assinado. Então, se você não recebeu a COF há dez dias, tendo tempo para analisá-la, é ilegal assinar um contrato.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.