70% dos compradores querem ingressar no Metaverso, diz estudo
Estudo da SBVC mostra tendências para o comércio online e presencial
Apesar de ainda existir mais no conceito do que no dia a dia das pessoas, o Metaverso já atrai a atenção dos consumidores brasileiros, segundo o estudo “Radiografia do Shopper Brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest: embora 95% dos compradores nunca tenham usado o Metaverso, 70% deles gostariam de ingressar.
Ainda no estudo, 49% dos entrevistados têm a intenção de usar o Metaverso para fazer compras e 51% comprariam mais online com o uso de plataformas imersivas. A pesquisa foi realizada no início de junho deste ano e contou com 650 entrevistados online.
“O desejo de experimentar existe. O desafio é oferecer uma experiência que não seja apenas imersiva, mas que possa fazer parte do dia a dia dos consumidores de uma forma prática e vantajosa para o consumidor”, comentou Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Para 64% dos entrevistados, o Metaverso é uma evolução natural da internet.
Consumidores não querem mais saber de filas
Dois terços dos entrevistados gostam da ideia de lojas tecnológicas, que incorporam recursos digitais para oferecer uma experiência híbrida entre físico e digital.
Para 80% dos entrevistados, o principal atributo de uma loja tecnológica é a possibilidade de realizar pagamentos sem fila ou por autoatendimento.
“Nos últimos dois anos, o consumidor brasileiro se acostumou a acessar recursos digitais e fazer pagamentos de maneira rápida e prática. Com isso, passam a esperar que as lojas físicas ofereçam o mesmo tipo de facilidade. Esse será um fator cada vez mais importante na experiência dos clientes”, disse Eduardo Terra.
O estudo também procurou identificar as características mais desejadas pelos consumidores em suas compras nas lojas físicas.
Atualmente, a maioria dos clientes concentra a maior parte de suas compras em lojas de shopping center, com exceção do público das classes C e D, que compra mais em lojas de rua. Na classe A, lojas grandes de marcas conhecidas são mais valorizadas e o atendimento é a característica mais importante de uma loja ideal (item citado por 58% dos consumidores). A seguir vêm o uso de tecnologias (21%) e atributos de sustentabilidade (19%).
Sistemas de pagamento sem fila ou por autoatendimento foram citados por 80% dos entrevistados como tecnologias que gostariam de acessar nas lojas. Já os carrinhos inteligentes de compra foram citados por 62% e aplicativos para escanear produtos, por 59%.
“Fica claro que o autoatendimento já é visto como um benefício em todo perfil de público”, completa o presidente da SBVC.