8 dicas para o varejo se preparar para a Black Friday
Entender a demanda da concorrência e investir no estoque são algumas das opções
Dia 25 de novembro já está chegando e é preciso estar bem preparado. A Black Friday é uma das datas comerciais mais importantes para os setores de varejo e e-commerce no Brasil. E isso é especialmente crítico para os pequenos e médios negócios que atuam em marketplaces.
“Muito além de uma loja virtual, é preciso que os marketplaces estejam capacitados para receber o montante de acessos, guiar os consumidores durante a compra, passar segurança e gerar um acompanhamento de pós-venda que satisfaça as expectativas criadas para a época. Ter um e-commerce preparado para receber as altas demandas de uma data como a Black Friday, ao mesmo tempo que oferece boas experiências”, afirma JB Queiroz, CEO e sócio-executivo da JBQ.Global, empresa especializada em outsourcing e soluções personalizadas para transformação digital.
Confira oito dicas estratégicas para você preparar seu pequeno negócio para esta Black Friday.
1. Entenda os dados de demanda
Faça um estudo prévio de como foi a participação do seu negócio nessa data ou qualquer outra importante. Será possível identificar os produtos mais buscados, os itens que obtiveram mais sucesso, a tendência do momento e outras informações que vão te auxiliar a programar a data.
Uma boa dica é usar uma plataforma como a Nubimetrics, que traz ferramentas para vendedores de e-commerce com disponibilização de dados inteligentes em uma única plataforma.
2. Invista no estoque
“Veja o crédito como oportunidade e não endividamento. Atualmente, o mercado oferece soluções de crédito que permitem às PMEs apostar nessas datas com prazos mais longos e melhores taxas para pagamento, além de conectar o varejista a fornecedores conveniados", recomenda Francisco Pereira, CEO da Trademaster, fintech especializada em soluções financeiras e de crédito B2B.
3. Determine uma estratégia de vendas específica
“Garantir que sua loja esteja pronta para receber muitos acessos simultâneos precisa fazer parte da preparação para as vendas. É importante também considerar fatores como template, usabilidade e facilidade no checkout, porque se a sua loja não for a mais preparada, o cliente vai comprar em outro site”, diz Lucas Castellani, CEO da Cartpanda, plataforma all-in-one que oferece soluções para o e-commerce.
4. Prepare uma logística eficiente de entrega dos produtos
“Existe um fator primordial para o sucesso do cliente após sua decisão de compra de um determinado produto na Black Friday: um processo eficiente de logística. As marcas não somente precisam se importar com o pré e durante venda no período de descontos, mas também em garantir a satisfação do cliente com a entrega do produto adquirido”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que automatiza a roteirização logística por meio de um software próprio.
5. Otimize os processos
Processos muito manuais tendem a ser lentos e menos eficientes. Na Black Friday, com um volume de vendas muito alto, a otimização de processos pode garantir uma maior agilidade e uma margem de erro menor.
Uma dica é usar uma plataforma de captura inteligente de dados, como a da Scandit, que pode ser realizada por meio de smartphones e permite o escaneamento de códigos de barras, textos, imagens e documentos.
6. Invista em vitrines digitais
Essa é uma forma de apresentar seus produtos de maneira mais moderna e ágil. A dica é ter vitrines digitais com conteúdo responsivo. É o que oferece, por exemplo, a Standout, martech especializada em inteligência de trade marketing digital que auxilia as indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. Segundo a startup, isso pode gerar até 60% de aumento médio de vendas.
7. Encante seu cliente
“Para garantir o sucesso do seu cliente, é preciso entregar tanto o resultado esperado, quanto uma boa experiência. Clientes com sucesso são clientes satisfeitos, com resultado, que compram mais e indicam sua empresa para outros potenciais clientes”, explica Mateus Pestana, CEO da SenseData, plataforma de sucesso do cliente e dados acionáveis, que possui uma lista de regras para alcançar o Customer Success ideal.
Você precisa conhecer seu cliente, personalizar sua experiência e sempre oferecer promoções digitais.
“Algo fundamental em épocas com a Black Friday é alcançar os compradores onde quer que eles estejam e isso pode ser feito configurando promoções com base nas necessidades da marca”, avisa Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria.
8. Invista na prevenção de fraudes
Se você passa segrança para seu cliente, seus resultados serão muitíssimo superiores. É interessante adotar soluções como da Nethone, empresa polonesa de prevenção de fraudes financeiras, que oferece a comerciantes e fintechs uma ferramenta de combate a crimes virtuais.
Outra solução para combater fraudes vem da Minds Digital, IDtech especialista em soluções de biometria de voz, que utiliza inteligência artificial para validar o acesso a contas digitais e os pagamentos por comando de voz. Para a Black Friday, a IDtech orienta que o e-commerce aumente a segurança, principalmente, no WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado no dia a dia das pessoas.