8 dicas para ter boa retenção de talentos em sua empresa
Reter os bons talentos nem sempre é uma tarefa fácil, mas há estratégias que você pode usar
De acordo com um estudo da Mercer, as empresas que investem em desenvolvimento de carreira têm uma taxa de rotatividade 34% menor do que as que não investem.
Ainda no mesmo caminho, pensando de forma estatística, segundo uma pesquisa do Work Institue, os principais motivos de saída dos colaboradores são: salário e benefícios insatisfatórios, falta de oportunidades de crescimento, falta de reconhecimento e falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Para auxiliar a sua empresa nesse processo, confira aqui 8 estratégias para ter uma boa retenção de talentos.
1. Desenvolvimento de carreira
Os profissionais buscam crescer e evoluir na carreira, por isso, é fundamental que a empresa ofereça programas de desenvolvimento, cursos, treinamentos e mentorias para que os colaboradores adquiram novas habilidades e avancem na carreira dentro da empresa.
Para isso, é interessante a criação de um plano de carreira ou um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que são as ações que você deve cumprir para conquistar os objetivos profissional e pessoal na empresa.
2. Remuneração e benefícios competitivos
Nada irá reter os talentos na sua empresa se você não oferecer um valor justo pelo seu trabalho. Apesar de ser um pouco óbvio, é sempre importante citar a relevância de manter os salários compatíveis com o mercado.
3. Definir um EVP
O EVP (Employer Value Proposition) ou, em português, uma Proposta de Valor ao Colaborador, é uma proposta de valor oferecida que envolve benefícios e recompensas que um funcionário pode esperar receber em troca de seu trabalho e dedicação à empresa.
4. Investir em experiência do colaborador
Uma boa experiência do colaborador é um fator determinante na hora de reter talentos, porque ela influencia diretamente no engajamento, motivação e satisfação dos colaboradores de estar na empresa.
5. Ambiente de trabalho saudável
Oferecer um ambiente de trabalho saudável, acolhedor, seguro e inclusivo é um fator fundamental para a satisfação dos colaboradores. É importante investir constantemente em pesquisas de clima e de cultura organizacional para sempre estar melhorando as relações e os processos da empresa.
6. Segurança profissional
Ultimamente é muito comum ouvir casos de layoffs (demissões em massa), que ocorrem normalmente por causa de cenários imprevisíveis do mercado. No entanto, a segurança profissional, atrelada ao desenvolvimento de carreira, é um fator muito importante para conquistar o colaborador e fazê-lo querer ficar.
A confiança na empresa é fundamental, por isso, invista em comunicar o que está acontecendo ao colaborador.
7. Manter uma comunicação transparente
Uma comunicação sempre transparente é fundamental para a confiança e a satisfação dos colaboradores. A empresa deve manter uma comunicação de forma clara e honesta sobre os objetivos, as metas, os resultados, as políticas e os desafios da empresa, além de ouvir e valorizar a opinião dos colaboradores.
8. Reconhecimento e feedback
O reconhecimento e o feedback são fatores muito importantes para a motivação e a satisfação dos colaboradores, os mostrando quando estão seguindo no caminho certo ou então qual caminho devem seguir.
(*) Daniane Bergamini é gestora de pessoas e diretora de operações e da área financeira da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma de TV corporativa.