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8 ferramentas para impulsionar suas vendas na Black Friday

Conheça as principais estratégias para preparar o seu negócio para a data

9 out 2023 - 06h20
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Foto: Adobe Stock

Uma das datas mais importantes para o comércio nacional, a Black Friday acontece em 24 de novembro próximo. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na temporada, resultando um aumento de 16 pontos em relação a 2022. 

Observando este cenário, as marcas já precisam iniciar os preparativos para a data o quanto antes. Pensando nisso, reunimos 8 ferramentas que podem ajudar os empreendedores a impulsionar suas vendas não apenas durante o período, mas também o ano todo.

Plataforma de e-commerce 

A Cartpanda, startup que oferece soluções para o e-commerce, permite a criação e o gerenciamento de lojas virtuais de maneira intuitiva. Com soluções oferecidas aos empreendedores digitais, a ferramenta quer inovar no setor, auxiliando os lojistas durante as vendas ao fornecer a melhor experiência de compras. 

Uma destas soluções criadas pela startup é Cartpanda GO, um "Checkout de 1-Clique" que pode fazer com que as compras sejam finalizadas em menos de 10 segundos. Além dele, a startup também conta com o Cartpanda Pay, um gateway de pagamento próprio com tecnologia multi-adquirente que possui uma boa taxa de aprovação, garantindo a aprovação de mais de 90% dos pagamentos.

Prevenção antifraudes digitais

Cada vez mais, criminosos têm aproveitado o crescimento de soluções digitais pela população para aplicar golpes. Nesse sentido, é cada vez mais importante a atuação de empresas de prevenção de fraudes em e-commerces, principalmente em épocas de vendas expressivas no varejo, como a Black Friday. 

Uma delas é a Nethone, que por meio de análise de impressões digitais e biometria comportamental de cada usuário em tempo real, garante impedir 95,3% de tentativas de roubo de contas e ameaça cibernética, por meio de mais de 5 mil recursos que propiciam a leitura do comportamento do usuário. Como exemplo, sua tecnologia de Software As a Service utiliza inteligência artificial para detectar e interromper fraudes em transações por meio de detalhes, como percepção de movimentação do mouse.

Otimização de performance digital

A Labelium desenvolve soluções para a otimização de performance digital de marcas do segmento de turismo, luxo, moda e beleza. A consultoria desenha e cria estratégias de marketing online globais, desde o início até a entrega final. 

Por meio de estratégias de ativação para e-commerce, marketplaces, lançamento de produtos e novos mercados, inovação e análise de dados com inteligência artificial, a taxa de retenção dos clientes alcançou a marca de 92% em 2022. 

Gestão e otimização logística

A RoutEasy é uma logtech que, por meio de Inteligência Artificial, oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e IA, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. 

Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega e, assim, a logtech gera economia de até 40% a seus clientes,  por meio de tecnologia e IA presentes no planejamento, controle operacional, gerenciamento e orquestração de rotas de entregas, coletas e serviços de campo.

Plataforma EGM e marketing

Entre as estratégias que as empresas costumam adotar para acertar na Black Friday, a comunicação e o marketing estão entre as principais. De acordo com o estudo 'Panorama do Consumo 2º Semestre 2023", 26% dos consumidores começam a pesquisar três meses antes os produtos que pretendem comprar na Black Friday e 22% iniciam essa busca um mês antes da data. 

Diante desse contexto, a BPool, Enterprise Gateway Marketplace (EGM) estabelecido para transformar a contratação de serviços de marketing e a forma como as pessoas trabalham, evoluindo negócios e carreiras, oferece uma série de serviços que ajudam a impulsionar a visibilidade das empresas, como a contratação de influenciadores, criação de site, presença digital, gestão de mídia paga e outros. 

Por meio do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, permite que clientes façam curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos exponenciais  em criatividade, inovação, agilidade e eficiência. Funciona assim: dentro da plataforma, os parceiros são homologados por inúmeros critérios, como expertise, experiência em categorias específicas e histórico de trabalho.

Conteúdo enriquecido 

Para Andrea Miranda, CEO e cofundadora da Standout, martech de inteligência em trade marketing digital, uma estratégia importante para marcas e e-commerces, que proporciona uma melhor experiência de compra é o uso de conteúdo enriquecido. 

“As possibilidades de uso percorrem toda a jornada de consumo, garantindo uma experiência única de contato com o produto: seja na gôndola física, com um QR Code, seja nas landing pages de marca nas quais o shopper conhece e escolhe o melhor produto no comércio digital, seja na própria página de produto com toda a gama de interação proporcionada pelas vitrines e minivitrines para conhecer cada detalhe e benefício do produto”, conta a executiva. 

Dessa forma, o consumidor é impactado em diversos pontos (inclusive podendo estender para campanhas de remarketing nas redes sociais) sempre com a mesma comunicação, adaptada ao contexto, entregando exatamente a informação que o shopper precisa encontrar em cada um desses pontos.

Transporte de cargas 

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos. A empresa é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. Além disso, a startup centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. 

Live Commerce

Com a temporada de grandes promoções e aumento de ofertas que acontece na Black Friday, apostar em novos formatos que promovem uma experiência de compra mais personalizada pode ser um diferencial para captar a atenção do público. 

O Live Commerce, que realiza a junção entre livestreams e e-commerce, com uma jornada de compra fluida e estimativa de mais de US$ 423 bilhões em vendas em todo o mundo esse ano, é  uma das apostas para a data.

A Mimo Live Sales, startup de Live Commerce, oferece às marcas uma experiência de venda na mesma tela da live, onde o cliente pode interagir no chat, assistir a live, tirar dúvidas sobre o produto e comprá-lo, fazendo com que o processo não tenha fricção e, consequentemente, gere mais vendas. A conversão de compras de uma live no site ou app da marca é, em média, 10 vezes superior se comparada com lives feitas em outros ambientes. Nos segmentos de beleza, bebida e moda, por exemplo, essa taxa chega a 30%, segundo o Relatório de Live Shopping da Mimo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

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