9 franquias com mais de 10 anos: sua escolha é estratégica
Com quase 80% das empresas não chegando a completar 10 anos, franquias estabelecidas oferecem solidez
Franquias existentes há dez anos ou mais oferecem segurança e potencial de retorno de investimento a longo prazo. Apresentada uma lista de franquias de diversos setores, com informação sobre investimento inicial, faturamento e prazo de retorno.
Em um cenário empresarial onde a estabilidade é primordial, investir em franquias de marcas consolidadas no mercado há mais de uma década é uma opção assertiva e promissora. De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 22,9% das empresas fundadas em 2009 permaneciam em atividade em 2019. Franquias com um currículo de 10 anos ou mais, oferecem uma sólida base de operação e representam uma oportunidade de investimento com maior segurança e potencial de retorno.
Com esses dados alarmante de que quase 80% das empresas não conseguem se manter por 10 anos, mesmo antes da pandemia, a escolha por investir em franquias oferece suporte operacional, know-how e uma rede de clientes fidelizados, elementos fundamentais para o sucesso empresarial a longo prazo.
O franchising apresenta uma diversidade de setores, ao qual, escolher o que se adapta melhor ao gostos e preferências do futuro empreendedor franqueado é um facilitador. A seguir, listamos marcas que estão no mercado a um decênio ou mais.
Funil de Vendas
Fundada em São Bernardo do Campo e agora com sede em Jundiaí, São Paulo, a Funil de Vendas introduziu uma abordagem diferente para gerenciar os clientes por meio de sua tecnologia combinada com a gamificação e automação nas vendas, tornando-se um dos principais softwares do mercado brasileiro, com mais de 5 mil CNPJs registrados.
Em novembro de 2023, a Funil de Vendas deu mais um passo em direção à expansão ao entrar no franchising de educação, empoderando treinadores com sua metodologia e formato pedagógico para ministrar as imersões e treinamentos de estruturação comercial usando a inovação. C
Investimento inicial é de R$ 50 mil, faturamento de R$ 32 mil e prazo de retorno de 3 meses.
Love Gifts
Fundada em 2014, a rede de franquias de presentes e decorações criativas entrou para o franchising em 2016 e desde conquistou espaço no mercado e hoje conta com mais de 80 unidades no país.
“Nosso compromisso com qualidade, preços competitivos, opções de investimentos, suporte diferenciado e constante ações para melhorias nos trazem solidez e sucesso”, afirma Fábio Farias, CEO e fundador da marca.
Para garantir o modelo home based da franquia Love Gifts, o investimento inicial é de R$ 19,9 mil, faturamento de R$ 15 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.
Mary Help
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento, a Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas quase 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura, seja através de aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou telefone.
Com gestão simplificada, apoio na implantação da unidade e suporte operacional ao franqueado, a rede se torna opção assertiva para aqueles que almejam empreender.
O investimento inicial é de R$ 35 mil (para cidades com até 50 mil habitantes), faturamento de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.
Prioridade 10
Fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializada em oferecer produtos a preços acessíveis que, em 2023, obteve um faturamento de R$ 200 milhões. A variedade de produtos vai desde itens de vestuário a brinquedos, presentes e produtos sazonais.
A franquia possui um investimento inicial de a partir de R$ 795 mil com um retorno médio mensal de a partir de R$ 197 mil e um prazo de retorno de 18 a 24 meses. Atualmente, a marca conta com mais de 70 unidades, entre próprias e franqueadas.
Alergoshop
Empresa de desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias.
Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo.
Supergeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores.
Seu investimento é, a partir de, R$ 90 mil, faturamento de R$ 30 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses.
Sonhagro
Especializada em soluções de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.
Fazendo a sua história há mais de 10 anos, tem 70 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores em 22 estados do país.
Investimento é, a partir de R$ 37 mil, faturamento de R$ 17 mil e prazo de retorno de 6 a 18 meses.
Zé Coxinha
A rede de venda de salgados na caixinha, fundada em 2011, destaca-se pelos preços acessíveis. A fábrica conta com 1.000 m2, produz mais de 20 mil salgados por hora e utiliza diariamente mais de uma tonelada de farinha e 600 quilos de frango.
Com um investimento inicial de R$ 150 mil (incluindo taxa de franquia), a marca já possui 40 unidades em operação, entre próprias e franqueadas. O retorno é estimado entre 18 a 24 meses, com uma rentabilidade atraente de 15% a 20%.
Instituto Gourmet
Rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 140 unidades comercializadas em todo o país. Investimento inicial a partir de R$ 93 mil, lucro médio mensal de 30% e prazo de retorno de 19 meses.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.