A importância da previsão de demanda para o sucesso da sua empresa
Não importa se você pretende abrir um negócio ou se já tem uma empresa em operação, a previsão de demanda é uma das principais ferramentas para o bom planejamento de qualquer companhia. Além de interferir nos custos com estoque e pessoal, ela também afeta as estimativas de investimento.
Neste artigo, você vai entender as variáveis que influenciam esse cálculo, a fim de reduzir a margem de erro e garantir a eficiência dos processos. Boa leitura!
Grande conjunto de variáveis é o principal fator que dificulta uma boa previsão de demanda. Foto: iStock, Getty Images
Previsão de demanda permite atuar com eficiência
Em primeiro lugar, é preciso entender que a demanda traz diferentes consequências para cada nicho de negócio. Em um restaurante, por exemplo, a previsão equivocada talvez exija que a comida produzida em excesso seja colocada no lixo após o dia de trabalho, aumentando o custo de operação. Por outro lado, uma empresa de transportes cuja frota circula com lugares vazios talvez não sinta um impacto tão grande de uma previsão mal feita.
Mas o certo é que todas as empresas, em alguma medida, perdem eficiência quando a demanda é superestimada e deixam de ganhar dinheiro ao menosprezarem o interesse do público-alvo.
Considere uma empresa que tem a operação perfeitamente ajustada à demanda. Nesse caso, não há colaboradores ociosos, nem espaço físico excedente. O estoque tem o seu nível controlado e não é preciso gastar com aquilo que não trará resultados financeiros para a empresa.
Só que, na prática, a situação é muito mais complexa, pois a demanda costuma ser influenciada por diversos fatores. Entre os critérios mais comuns, incluem-se:
– Desempenho da economia
– Taxa de juros
– Valorização da moeda
– Acesso ao crédito
– Campanhas publicitárias
– Concorrência
– Localização
– Frio ou calor
– Chuva ou sol
Como se vê, a sazonalidade também precisa ser levada em consideração no momento de calcular a demanda e entender o interesse dos consumidores no seu produto.
O risco de ser otimista
Como empreendedor, talvez você esteja acostumado a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrenta no cotidiano empresarial. Por esse motivo, é comum adotar uma postura otimista em relação ao próprio negócio.
Só que o otimismo exagerado pode trazer prejuízos para a sua empresa. Na hora de fazer a previsão da demanda, a recomendação é que você não superestime a qualidade do seu produto e o interesse do público-alvo na sua empresa.
Quanto mais realista e objetivo você for, sem deixar o cálculo ser influenciado pela própria ambição, menores as chances de ver o estoque abarrotado e os colaboradores sem tarefas para executar.
Para facilitar esse processo, é possível consultar séries históricas, gráficos e projeções de demanda. Algumas cooperativas do comércio e órgãos especializados costumam realizar levantamentos para orientar os empresários do meio.
Por fim, é válido lembrar que, se você não tem experiência no assunto e teme que uma projeção mal feita prejudique os resultados da sua empresa, talvez valha a pena recorrer a profissionais especializados ou empresas de consultoria empresarial. O custo é maior, mas a tendência é de que o risco seja minimizado.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.
Publicado em A importância da previsão de demanda para o sucesso da sua empresa por Destino Negócio.