Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A onda agora é ser ‘Sober Curious’ e beber com moderação

Foodtech explica movimento que tem como objetivo a adoção de um estilo de vida mais sóbrio.

20 abr 2022 - 04h00
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Consumir bebidas alcoólicas de maneira frequente é uma realidade de muitos brasileiros, seja para socializar em eventos ou para saciar aquela vontade, sem ter uma ocasião específica. Contudo, existem pessoas que não podem ingerir álcool, outras que não gostam e também há quem decida parar de consumir, optando por um estilo de vida mais sóbrio, o chamado Sober Curious.

O Sober Curious é um movimento atual, que engloba pessoas que escolhem não ingerir ou reduzir gradativamente o consumo de bebidas alcoólicas. O termo foi cunhado pela escritora norte-americana Ruby Warrington. No livro, publicado em 2018, Warrington define “sóbrio curioso” como alguém interessado em explorar maneiras de viver uma vida com mais opções de bebidas sem álcool.

Julia Bohatch Batista, cofundadora e diretora de Comunicação e Marketing da Begin, foodtech que tem o propósito de unir alimentos e bebidas e transformá-los em novas experiências para o paladar, acredita que o movimento é um importante passo para desmistificar regras relacionadas ao ato de beber. 

Existe quase uma obrigatoriedade em consumir álcool para socializar, então é legal ver pessoas tomando a iniciativa de optar por bebidas não alcoólicas nesses momentos”, afirma ela.

Foi analisando este cenário que a Begin resolveu lançar uma alternativa de drink não alcoólico: o Virgin Tonic, primeiro gin tônica zero álcool e sem calorias do Brasil. A fórmula do produto foi desenvolvida para proporcionar o sabor inconfundível do gin tônica convencional, trazendo ingredientes que simulam o sabor e sensação do álcool na boca. O drink é uma alternativa para quem quer beber sem ter que lidar com as consequências do álcool.

Em relação às bebidas alcoólicas, o movimento Sober Curious faz questionamentos sobre quando, quanto e por que as pessoas bebem, propondo que não se sintam pressionadas a concordar com a cultura do álcool, que está presente em situações sociais. Além disso, alguns acontecimentos do dia a dia, sejam positivos ou negativos, podem influenciar na decisão de beber e ser Sober Curious consiste em encontrar alternativas mais saudáveis.

A onda agora é ser ‘Sober Curious’ e beber com moderação:

Apesar de ainda não muito difundido, o movimento está começando a ganhar força, principalmente nas redes sociais, onde várias pessoas que adotaram o movimento costumam postar há quanto tempo ficam sem beber, fazendo uma contagem de dias. Nesse sentido, as plataformas digitais se tornaram um vasto sistema de suporte online.

Segundo Julia, avaliar o próprio comportamento em relação às bebidas alcoólicas é uma tarefa árdua. Por isso, para tornar esse processo um pouco mais fácil, é preciso reformular a percepção de não consumir álcool. 

“Em vez de pensar no que se está perdendo, o importante é pensar no que se está ganhando, tendo em mente que a escolha de beber ou não deve ser exclusivamente nossa. O essencial é sempre manter a consciência, respeitando todas as vontades e se for beber, que seja com moderação”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK! 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade