Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Academia, hotel e fast food são franquias de sucesso nos EUA

Franquia mais bem sucedida de 2014 pertence à rede de academias Anytime Fitness

17 out 2014 - 12h52
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rede Anytime Fitness começou no ano de 2002 e desde então não parou de crescer</p>
Rede Anytime Fitness começou no ano de 2002 e desde então não parou de crescer
Foto: Anytime Fitness / Divulgação

Abrir uma franquia pode ser uma ótima opção para quem deseja empreender tendo como base marcas que já deram certo no mercado. Nos Estados Unidos, esse é um negócio que movimenta bilhões de dólares todos os anos.

De acordo com um ranking divulgado pelo site especializado Entrepreneur, a franquia mais bem sucedida de 2014 pertence à rede de academias Anytime Fitness. A rede começou no ano de 2002 e desde então não parou de crescer. Na América Latina, a Anytime Fitness está presente no México e no Chile, mas ainda não no Brasil.

O ranking leva em conta taxas de crescimento no ano, expansão de lojas pelo mundo e oportunidades de retorno financeiro para os investidores.

"Nós começamos já com alguma experiência no ramo de academias, mas não sabíamos nada sobre a indústria de franchises", conta o CEO Chuck Runyon, que fundou a marca com os amigos Dave Mortensen e Jeff Klinger. "Então quando o primeiro interessado veio conversar sobre abrir uma franquia, nós contribuímos com suporte, ajudamos a selecionar equipamentos e também atuamos na parte do marketing."

Logo, empresários de todo o país procuraram a Anytime Fitness interessados em abrir outras franquias da academia. "Os elementos para o sucesso são muitos. As pessoas se deram conta de que é preciso cuidar da saúde e deixar o sedentarismo de lado. Nosso diferencial é fazer com que os usuários escolham a melhor hora para se exercitarem de acordo com as próprias necessidades", diz Chuck.

<p>Chuck Runyon (foto) fundou a marca com os amigos Dave Mortensen e Jeff Klinger</p>
Chuck Runyon (foto) fundou a marca com os amigos Dave Mortensen e Jeff Klinger
Foto: Anytime Fitness / Divulgação

Além disso, os membros da academia podem frequentar qualquer uma das franquias em qualquer lugar do mundo, o que naturalmente gera uma interdependência positiva para a marca. "É um modelo de negócios global no qual todas as unidades se beneficiam sem concorrência entre si", diz Chuck. Atualmente, são mais de 3 mil unidades em 20 países diferentes.

A Anytime Fitness também desenvolveu um aplicativo especialmente para membros e servidores da academia. “A ideia é conectar os usuários em uma comunidade em comum dos frequentadores da academia”, explica Chuck. Trata-se de uma plataforma na qual o usuário consegue interagir com colegas de academia, compartilhar programas de treinamento e até a controlar as calorias nas refeições diárias. Atualmente, uma franquia da Anytime Fitness está avaliada em aproximadamente US$ 70 mil.

A rede de hoteis Hampton Hotels está há muitos anos na lista de franquias mais bem sucedidas dos Estados Unidos. O primeiro hotel da rede foi inaugurado nos anos 80 no estado americano do Tennessee. Naquela época, o diferencial era ter café da manhã e ligações telefônicas gratuitas.

<p> A história da hoje milionária rede de restaurantes fast food é curiosa</p>
A história da hoje milionária rede de restaurantes fast food é curiosa
Foto: Subway / Divulgação

Em 1999, a empresa foi adquirida pela gigante da hotelaria Hilton. E logo as franquias se multiplicaram por todo o mundo. O investimento inicial varia de US$ 3 milhões até US$ 13 milhões, dependendo da área onde a franquia será instalada. O treinamento deve ser feito nos Estados Unidos e dura duas semanas. A rede ainda auxilia em operações de campo e no suporte de marketing. O sucesso da Hampton Hotels hoje em dia é creditado à marca Hilton.

Em terceiro lugar, está o Subway. A história da hoje milionária rede de restaurantes fast food é curiosa. Começou em 1965, quando Fred DeLuca abriu uma loja de sanduíches para financiar o curso de medicina em Connecticut. Fred contou com a parceria do amigo, Peter Buck, que se tornou sócio. Mal sabiam que o Subway se transformaria em uma cadeia que conta com mais de 37 mil estabelecimentos em todo o mundo.

"Na época nós não tínhamos nenhum treinamento em franchises, nem sequer havia especialistas nessa área. Tivemos que aprender como fazer sozinhos", conta Fred DeLuca.

<p>"Todos nós precisamos comer três vezes por dia. A questão é: onde vamos comer?, diz Fred DeLuca</p>
"Todos nós precisamos comer três vezes por dia. A questão é: onde vamos comer?, diz Fred DeLuca
Foto: Subway / Divulgação

Com o intuito de facilitar a multiplicação de franquias, os fundadores criaram um programa no qual eles pagavam para que os novos donos de franquias dessem auxílio técnico para outros empreendedores que desejassem abrir um Subway na mesma cidade.

"Acho que foi por isso que conseguimos ser tão bem sucedidos. Os donos de franquias viravam agentes que entendiam do modelo de negócios e conheciam o território onde outras franquias seriam abertas”, afirma.

Em 2010, o Subway superou o McDonald's em número de restaurantes ao redor do mundo. "Quando isso aconteceu, começamos a ganhar notoriedade em muitos países e aumentamos ainda mais o número de franquias", lembra DeLuca.

Uma franquia do Subway nos Estados Unidos hoje custa entre 80 mil e 250 mil dólares. A taxa de franquia é de US$ 15 mil.

"Todos nós precisamos comer três vezes por dia. A questão é: onde vamos comer?”, diz Fred DeLuca. “Então, trata-se de criar as bases para que as pessoas escolham nosso restaurante, mantendo o nível de qualidade, de atendimento e de sabor em todas as franquias.”

O consultor Jeff Elgin, especializado no setor de franquias, explica que abrir uma franquia é um modo de associar o espírito empreendedor com uma marca que já apresenta bons resultados no mercado. Mas alerta: "Há sempre um risco. É um desafio presente em qualquer empreendimento. Por isso, o ideal é abrir um negócio no qual o empreendedor realmente acredite.” Confira o ranking com as 50 maiores franquias nos EUA em 2014.

Top 10 – Franquias americanas 2014

1. Anytime Fitness

2. Hampton Hotels

3. Subway

4. Supercuts

5. Jimmy John's Gourmet Sandwich Shops

6. 7-Eleven

7. Servpro

8. Denny's

9. Pizza Hut

10. Dunkin' Donuts

Aprenda a abrir o próprio negócio Aprenda a abrir um negócio

Quer realizar o sonho de montar o próprio negócio? Aprenda como se preparar da melhor maneira e destaque-se no mercado! Curso certificado pelo MEC, comece já!

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade