Ação pede que Petrobras revele fórmula de reajuste
Segundo a ação, protocolada pelo deputado estadual Fernando Capez (PSDB), os preços dos combustíveis são utilizados para controle da inflação
Uma ação protocolada pelo deputado estadual Fernando Capez (PSDB) pede que a Petrobras divulgue sua fórmula de reajuste dos preços dos combustíveis, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo. Segundo a ação, que tramita na 24ª Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo, os preços da gasolina e do diesel são utilizados para controle da inflação, de forma que prejudica a empresa para beneficiar uma estratégia “político-eleitoreira”.
A Petrobras enfrente o problema da defasagem do preço dos combustíveis em relação ao mercado internacional, o que obriga a petroleira a subsidiar os produtos para impedir que o aumento atinja o bolso do consumidor, além de segurar a inflação. Em novembro do ano passado, a estatal anunciou uma nova fórmula para o reajuste dos combustíveis. No entanto, os parâmetros da fórmula não foram divulgados. Em 2013, a Petrobras teve prejuízo de R$ 17,8 bilhões na área de abastecimento.