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Acionistas da SABMiller aprovam compra pela AB InBev

Empresa resultante produzirá 30% da cerveja consumida no mundo

28 set 2016 - 11h13
(atualizado às 11h32)
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Os acionistas da cervejaria britânica SABMiller aprovaram nesta quarta-feira (28/09) a fusão com o grupo belgo-brasileiro AB InBev, uma operação que resultará na maior fabricante de cervejas do mundo. Em comunicado à Bolsa de Valores de Londres, a empresa britânica afirmou que 97,37% dos acionistas votaram pela aquisição, que está avaliada em 79 bilhões de libras.

Em comunicado à Bolsa de Valores de Londres, a empresa britânica afirmou que 97,37% dos acionistas votaram pela aquisição, que está avaliada em 79 bilhões de libras.
Em comunicado à Bolsa de Valores de Londres, a empresa britânica afirmou que 97,37% dos acionistas votaram pela aquisição, que está avaliada em 79 bilhões de libras.
Foto: SabMiller / O Financista

Paralelamente, os dois principais acionistas da SABMiller, Altria e BevCo, que representam 41% do capital, também deram seu consentimento, em processo separado. A empresa afirmou que optara por realizar duas votações paralelas para garantir um resultado justo, numa proposta supervisionada pelos tribunais, na qual ao menos 75% dos acionistas dos dois grupos teriam que aprovar a fusão.

A SABMiller detalhou que espera que a Justiça britânica aprove a operação na próxima segunda-feira, data após a qual poderá concluir o processo de venda, com previsão de conclusão em 10 de outubro.

A aquisição também foi aprovada pelo conjunto de acionistas da AB InBev em assembleia geral, nesta quarta-feira, na qual eles respaldaram a adoção de todas as resoluções propostas, afirmou a multinacional, que mesmo antes da fusão já é a maior fabricante de cervejas do mundo.

Autoridades antitruste de vários países aprovaram o acordo. A aquisição da SABMiller dará à AB InBev uma ampla presença na África e na China. A empresa resultante da fusão produzirá 30% da cerveja consumida em todo o mundo, com presença em mais de 80 países e uma força de trabalho conjunta de aproximadamente 225 mil pessoas.

Para conseguir a aprovação das autoridades, a AB InBev concordou com uma série de concessões, incluindo a venda das marcas Peroni, Grolsch e Meantime, da SABMiller, para a rival japonesa Asahi. A União Europeia exigiu que as operações da SABMiller na República Tcheca, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia fossem vendidas.

A AB InBev anunciou que a companhia resultante da combinação das duas cervejarias conservará o nome de Anheuser-Busch InBev SA quando for concluída a fusão. O logotipo sofrerá uma leve mudança: está previsto que a águia hoje presente desapareça.

O grupo contará com as marcas da AB InBev, como Brahma, Skol, Corona, Beck's, Stella Artois, Leffe e Budweiser, e com as de SABMiller, que é proprietária da Miller, da Foster's e da Coors.

AS/efe/afp/ap

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