Ações da China caem com nervosismo conforme governo Trump toma forma
As ações de Hong Kong caíram para o nível mais baixo em sete semanas nesta terça-feira e os mercados chineses registraram a maior queda em quase um mês devido a preocupações sobre a possibilidade de o futuro diplomata-chefe dos Estados Unidos adotar uma linha dura em relação ao comércio e às tarifas.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 2,84%, indo abaixo da marca de 20.000 pontos.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 1,39%, maior recuo diário desde meados de outubro, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,1%.
Donald Trump deve escolher o senador norte-americano Marco Rubio para ser seu secretário de Estado, disseram fontes à Reuters na segunda-feira. Ele defende uma política dura em relação à China.
As ações de chips caíram ante um pico de três anos, com vendas pesadas em papéis relacionados à tecnologia e em setores estratégicos que haviam avançado nas últimas sessões com apostas de que o apoio do Estado compensaria qualquer repressão dos EUA.
"O mercado agora está preocupado com a possibilidade de uma política negativa mais rápida em relação à China por parte do governo Trump", disse Steven Leung, diretor executivo de vendas institucionais da corretora UOB Kay Hian.
"Sua agressividade pode ser maior do que o esperado."
Trump também escolheu Mike Waltz para ser seu assessor de segurança nacional, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters, que tem sido um dos principais críticos da China.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,40%, a 39.376 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,84%, a 19.846 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,39%, a 3.421 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,10%, a 4.085 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,94%, a 2.482 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,33%, a 22.981 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,75%, a 3.711 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,13%, a 8.255 pontos.