Ações da China fecham estáveis após Trump adiar imposição de tarifas
As ações da China fecharam estáveis nesta terça-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não implementou os prometidos aumentos de tarifas sobre as importações chinesas, proporcionando algum alívio temporário aos mercados.
No fechamento, o índice de Xangai teve baixa de 0,05%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,08%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,91%, atingindo nova máxima de cinco semanas.
Trump, que havia ameaçado impor uma tarifa de 60% sobre os produtos chineses, não adotou tarifas imediatamente na segunda-feira, mas pediu que o governo estude os laços comerciais antes de tomar outras medidas.
Trump parecia estar mais focado em reformular o governo dos EUA e reestruturar os laços com seus vizinhos, em vez de reprimir a China, disse Yang Tingwu, gerente de fundos da Tongheng Investment.
Isso pode dar a Pequim algum espaço para respirar e reestruturar a economia doméstica, cujo sucesso determina o caminho dos mercados daqui para frente, disse ele.
Liderando os ganhos nesta terça-feira, as ações do setor imobiliário subiram diante dos ganhos da China Vanke, depois que a incorporadora anunciou o pagamento de juros sobre um título vencido, acalmando a ansiedade sobre seu principal executivo, que teria sido detido na semana passada.
A Peer Country Garden saltou até 30%, atingindo o pico em 10 meses, quando as negociações foram retomadas após uma suspensão de mais de nove meses para dar tempo à incorporadora de preparar demonstrações financeiras atrasadas.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,32%, a 39.027 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,91%, a 20.106 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,05%, a 3.242 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,08%, a 3.832 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,08%, a 2.518 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,14%, a 23.300 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,33%, a 3.795 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,66%, a 8.402 pontos.