Ações para investir em 2025: Santander lista 15 papéis
O Santander emitiu um novo relatório citando suas perspectivas para o Ibovespa em 2025 e listando ações para investir no ano que se aproxima.
Os analistas destacam que a economia brasileira enfrenta obstáculos consideráveis, incluindo deterioração fiscal, inflação elevada e desvalorização cambial.
O banco também apontou que o pacote de cortes de gastos anunciado pelo governo foi avaliado como insuficiente para estabilizar a dívida em relação ao PIB, aumentando a preocupação dos investidores.
"Uma proposta para ampliar o limite de isenção do imposto de renda e criar um novo tributo sobre indivíduos de alta renda adicionou complexidade ao cenário fiscal", avaliou o banco.
Embora considere que os ativos brasileiros estejam baratos, o Santander acredita que será difícil reverter a tendência negativa sem ações governamentais contundentes.
"Prevemos uma fraqueza contínua dos preços dos ativos locais em 2025, interrompida por breves momentos de alta e estabilização", indicou.
Nesse contexto, o banco projeta o Ibovespa atingindo 145 mil pontos até o final de 2025, o que representaria um potencial de alta de 16%.
Para navegar por esse cenário desafiador, o Santander recomenda priorizar empresas com sólida geração de ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), métrica que avalia a eficiência de uma empresa em gerar retorno com o capital aplicado em suas operações.
"O mercado tende a atribuir um prêmio às empresas que criam valor, quando o valor da companhia supera o do capital investido. Pesquisas indicam que investidores enxergam essa métrica como um indicador-chave de desempenho corporativo", destacou o relatório.
Confira o portfólio recomendado pelo Santander de ações para investir em 2025:
- Itaú (ITUB4)
- Petrobras (PETR4)
- Sabesp (SBSP3)
- Totvs (TOTS3)
- Copel (CPLE6)
- Raia Drogasil (RADL3)
- Lojas Renner (LREN3)
- Vale (VALE3)
- Ambev (ABEV3)
- Porto Seguro (PSSA3)
- Direcional (DIRR3)
- Mercado Livre (MELI34)
- BRF (BRFS3)
- SmartFit (SMFT3)
- WEG (WEGE3)
Essa matéria sobre ações para investir em 2025 não é uma recomendação de investimento.