Aeroporto de Viracopos implementa embarque com biometria facial; entenda
Iniciativa que dispensa cartão de embarque começou a ser testada no final do ano passado; por enquanto, vale apenas em voos da Gol
O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), iniciou nesta segunda-feira, 20, a operação de embarque de passageiros com sistema biométrico em voos nacionais e internacionais.
A tecnologia, que começou a ser testada no final do ano passado, foi empregada nas salas de embarque e áreas restritas, e será expandido de forma gradual. Ela não é obrigatória, e os passageiros que quiserem poderão continuar a usar o sistema manual.
Foram instalados 11 equipamentos biométricos automatizados, chamados de e-Gates, sendo sete deles no acesso das áreas restrita nacional e internacional, e outros quatro nas salas de embarque. A biometria para embarque na aeronave será feita de forma gradativa. Por ora, o sistema teve adesão apenas da Gol. A Azul, segundo o terminal, a companhia com mais voos e destinos atendidos a partir de Viracopos, estuda ingressar no decorrer deste ano.
A tecnologia foi instalada pela empresa Sita, e os equipamentos de controle de acesso, pela Digicon. Porém, a validação é feita pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do governo federal.
A justificativa para implementação do sistema é a de reduzir filas no embarque e aumentar a segurança, além de dispensar a necessidade de documentos físicos para o acesso, segundo o Aeroporto de Viracopos. O terminal também planeja expandir o uso da biometria para os lojistas. Além disso, serão realizados estudos para implementar uma tecnologia que permitirá, no futuro, o auto despacho das bagagens, também por meio da biometria.
O embarque por biometria integra um programa do governo federal chamado Embarque + Seguro. Embora Viracopos tenha sido o primeiro a instalar a biometria, os testes já foram feitos em outros terminais, tais como o de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, Congonhas, Brasília (DF), Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ) e o de Confins (MG).