Aeroportos: tarifa de Guarulhos e Viracopos ficará mais cara
Novos valores começam a valer em 30 dias
As tarifas de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo, foram reajustadas em 6,52%, conforme previsto no contrato de concessão dos dois empreendimentos. Os novos valores, publicados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, começam a vigorar em 30 dias – prazo previsto para que as concessionárias informem aos usuários a alteração nas tarifas.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, o reajuste tem por base a variação registrada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) durante os últimos 12 meses (6,52%). Dessa forma, o teto da tarifa de embarque doméstico nesses aeroportos passa de R$ 22,55 para R$ 24,02, valor que considera a incidência dos 35,9% de aumento no Adicional de Tarifa Aeroportuária, destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil.
As tarifas aeroportuárias são valores pagos às concessionárias pelos passageiros ou exploradores de aeronave para procedimentos de embarque, conexão, pouso, permanência e armazenagem dentro dos aeroportos. Ao passageiro cabe pagar apenas a tarifa de embarque.