Chuva avança sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta semana
Após dias de predomínio de calor e secura, a chuva mais intensa chega na região
A última semana foi marcada por sol, calor e baixa umidade relativa do ar em boa parte do CO. Ao longo desta semana a tendência é que a chuva comece a avançar com mais intensidade sobre a região.
Nesta terça-feira, 19 de dezembro, uma área de baixa pressão vai ajudar a formação de nuvens carregadas sobre Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Na maior parte da região, o dia começa com sol e as pancadas de chuva devem ocorrer no período da tarde e da noite intercalando momentos de melhora.
Na quarta-feira (20) essas pancadas se intensificam, o volume da chuva é mais expressivo, e deve começar a ocorrer desde manhã, intercalando aberturas de sol. Na quinta-feira (21) mesmo cenário previsto, porém, com acumulados ainda mais elevados. E na sexta-feira (22), ainda continua chovendo forte, mas agora com o céu muito encoberto.
É importante dizer que o calor vai diminuindo ao longo da semana. As temperaturas ainda são elevadas à tarde, mas menos do que as observadas na última semana.
Acumulado de chuva no Brasil de 18/12/2023 a 22/12/2023. Fonte: Climatempo.
O mapa acima mostra quanto deve chover no Brasil entre os dias 19 e 23 de dezembro. O Centro-Oeste vai receber mais de 50mm, principalmente em GO e MT. Com isso, o solo deve se beneficiar com a reposição de umidade.
Alguns produtores rurais já contabilizam os prejuízos nas fazendas em função da chuva abaixo da média dos últimos meses nessas regiões. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), muitos sojicultores tiveram que fazer o replantio, e mesmo assim, ainda há dificuldades para o desenvolvimento da planta. O mesmo ocorre com o milho, arroz, feijão, e agora o recém-plantado algodão.
Imagem: GettyImages