Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva significativa no RS pode paralisar atividades no campo

Semeadura do arroz pode novamente ser impactada. Veja no mapa como fica o tempo até o dia 12 de Outubro

7 out 2024 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários

A semeadura do arroz está em fase inicial no Rio Grande do Sul. Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater O /RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.

Em muitas localidades produtoras cresce a preocupação com as chuvas previstas para essa semana. Volumes de chuva muito elevados poderão paralisar as atividades em campo e causar algum dano em áreas niveladas e entaipadas. Em Maçambará, 30% dos 20 mil hectares previstos foram semeados.

Foto: Climatempo

Fonte: Getty Images

ALERTA: Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

A segunda semana de outubro começa com o alerta para chuva de moderada a forte intensidade que podem acumular volumes significativos. Nesta segunda-feira (07/10), áreas de instabilidade se espalham sobre o estado e há risco de temporais com rajadas de vento de até 90km/h. A Climatempo não descarta possibilidade para queda de granizo. A chuva pode acontecer a qualquer momento do dia, intercalando breves períodos de melhora. 

Na terça-feira (08/10), chove em todo o estado. No norte e oeste do estado atenção para ocorrência de queda isolada de granizo. Céu nublado com chuva na região das Missões, Campanha, sul, oeste e centro norte gaúcho. Atenção para os ventos que durante os temporais podem chegar aos 90 km/h.

Vale destacar que a semana segue bastante instável. Veja o mapa de acumulado de chuva entre o período de 07 e 12 de outubro.

Foto: Climatempo

Entre a quinta (10/10) e a sexta-feira (11/10), novas áreas de instabilidade vão se espalhar pelo estado mantendo as condições para chuva por vezes forte o que pode acarretar em paralizações das atividades em campo, alagamentos nas áreas urbanas e possíveis enchentes.

Novos episódios de chuva forte podem aumentar os prejuízos  

Em Dom Pedrito e Pelotas aumenta a preocupação com as chuvas previstas nos próximos dias. O motivo é que alguns produtores já tiveram prejuízos no final de setembro por causa do volume de precipitações que causaram danos nas taipas e nos canais que estavam prontos para o início do plantio, além de afetar estradas internas e bueiros, que necessitarão de reparos em decorrência do impacto dos alagamentos e da força das águas. Outro volume de chuva nesta semana aumentaria ainda mais esses prejuízos.  

Em Santa Maria, as primeiras lavouras de arroz (2%) foram estabelecidas nos municípios de Cachoeira do Sul e São Vicente do Sul. Muitas localidades no oeste e noroeste do estado gaúcho  já suspenderam as atividades. Em Santa Rosa, apor exemplo, os produtores esperam implantar o cultivo ainda no início da segunda quinzena de outubro, visando maximizar a insolação durante o período de floração e o enchimento de grãos, que ocorre entre janeiro e fevereiro.

Embora a semeadura de arroz pré-germinado tenha começado, os avanços no período foram limitados, e a área semeada atingiu apenas 2%, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade