Clima impacta produtividade do trigo no Paraná
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chuvas favorecem doenças e o surgimento de pragas. Veja o acumulado de chuva para os próximos dias
A colheita do trigo no Brasil já alcança 36,7%. Na Bahia, os trabalhos já foram finalizados. Em São Paulo, a colheita avança e mesmo com uma redução na produtividade, a qualidade do trigo permanece boa.
No Paraná, mais de 60% das lavouras foram colhidas, mas o impacto do clima já é observado na produtividade do cereal. Em Santa Catarina, o clima favoreceu o desenvolvimento pontual de algumas doenças e pragas, entretanto, as lavouras estão se desenvolvendo normalmente e com boa qualidade. Há o início da maturação das primeiras lavouras.
No Rio Grande do Sul, apesar das chuvas favorecerem a incidência de doenças, em especial, nas lavouras em fases reprodutivas, foram realizadas as aplicações de inseticidas e fungicidas. Nas regiões onde a cultura está mais avançada, parte das lavouras estão sendo dessecadas para acelerar e uniformizar a maturação.
Foto: Patricia Vione - São Gabriel - RS
Previsão do tempo: Chuvas podem prejudicar trabalhos em campo
Nesta quarta-feira (09/10), já foram observados volumes de chuva acima de 25 milímetros em Passo Fundo, São Borja e Santiago, de acordo com os dados do Inmet. A preocupação dos produtores é com a chuva para os próximos dias. Os volumes aguardados podem paralisar os trabalhos em campo.
A atuação de instabilidades e uma frente fria no Sul do Brasil vão provocar chuvas intensas e generalizadas no decorrer desta segunda metade da semana. Áreas produtoras entre o interior do Rio Grande do Sul e do Paraná podem receber mais de 150 mm até a próxima sexta-feira (11/10). Esse volume de chuva, apesar de manter o solo com altos níveis de umidade para o desenvolvimento do cultivo, pode trazer danos para as lavouras e vai paralisar momentaneamente as atividades.
Veja abaixo o mapa de acumulado de chuva para o período de 09 a 16 de Outubro: