Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colheita da soja alcança 4% no Rio Grande do Sul

Maior parte das lavouras estão em fase de enchimento de grãos. Veja a tendência do clima para os próximos dias

24 mar 2023 - 09h00
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A colheita da soja avança e alcançou 4% da área cultivada no Rio Grande do Sul. No entanto, a maior parte da cultura encontra-se em enchimento de grãos (52%) e em maturação (30%). As lavouras colhidas ainda apresentam resultados entre 300 e 3.000 kg/ha, mantendo a grande amplitude da safra.

Nesta reta final de produção, a falta de chuva pode comprometer o enchimento de

grãos e consequentemente a produtividade. No aspecto visual, houve um rápido aumento na coloração amarelada das lavouras, indicando os estágios finais de ciclo. Entretanto, a maturação das lavouras apresenta-se de maneira desuniforme, sendo observadas, em uma mesma planta, vagens secas, prestes a abrir e a perder os grãos por debulha natural, bem como vagens completamente verdes com grãos ainda em pleno crescimento. Em parte das lavouras em maturação é observada a retenção foliar, com elevado número de folhas secas aderidas a planta, dando aspecto de maturação forçada devido à baixa umidade nos solos.

Foto: Climatempo

Na Fronteira Oeste, em São Borja, foram poucas as localidades onde ocorrerram chuvas frequentes desde a implantação da cultura. Nesses locais, as lavouras estão com desenvolvimento próximo à normalidade, e a expectativa é de uma produtividade satisfatória. Já em outras localidades, onde o volume precipitado foi muito abaixo do normal, há estimativa de perdas acima de 80% e perda total em parte das lavouras, onde não será efetuada a colheita.

Em Caxias do Sul, a produtividade estimada é de 3.399 kg/ha, ou seja, uma redução de 3,85% na projetada inicialmente. O tempo seco, na última semana, poderá provocar prejuízos nas lavouras mais tardias, principalmente a redução de massa nos grãos, já que a deficiência hídrica ocorre no período de enchimento de grãos. 

Foto: Climatempo

Foto: arquivo Istock

Em Frederico Westphalen, a produtividade estimada é de 2.429 kg/ha, significando redução de 30,02% na estimativa inicial, de acordo com o levantamento semanal da Emater-Ascar/RS. A colheita alcançou 3% da área cultivada e está em atraso em relação a anos anteriores, principalmente pelo retardamento no plantio em decorrência da restrição hídrica.

Os primeiros resultados comprovam a redução na produtividade e apontam problemas na qualidade, pois há grãos verdes e impurezas. Cerca de 25% das lavouras estão em maturação bastante desuniforme e com elevada infestação de ervas daninhas pelo insuficiente controle em função da estiagem.

Veja a tendência do clima nos próximos dias

De acordo com a meteorologista Eliana Gatti, há chance de chuva volumosa e temporais em parte do Rio Grande do Sul. Veja no vídeo abaixo quais são as áreas as atividades da colheita da soja, café e corte e moagem da cana devem avançar.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto.  e saiba mais!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade