COP-27: as mudanças climáticas também podem influenciar o Agro?
A meteorologista da Climatempo fala um pouco sobre os efeitos dos eventos extremos no Agro brasileiro
Desde o dia 06 de novembro, em Sharm El Sheikh no Egito, acontece e 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27.
Nessa conferência o Brasil ratificará um papel importante, e por que não dizer de destaque, no alcance do objetivo em reduzir as emissões de CO2 em 45% até 2030 e neutralidade até 2050.
Cana de açúcar
A energia oriunda de derivados de cana-de-açúcar representa 19,1% de nossa matriz energética, resultado do plantio de apenas 10 milhões de hectares desta cultura. Para aumentar essa percentagem não é necessário aumentar a área de plantio, basta aumentar a produtividade. Segundo a Canaplan, na safra 2022/2023 a produtividade ficará ao redor de 75 ton/ha. Vale lembrar que o potencial dessa cultura é de 400 ton/ha.
Mas e o clima? Como as mudanças climáticas pode influenciar o Agro brasileiro? Veja o vídeo da meteorologista Eliana Gatti:
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!
Foto: arquivo istock