CPAM encerra com debate sobre o futuro da Meteorologia
Evento realizado em São Paulo reuniu a comunidade científica Pan Americana em volta de palestras, mesa redonda, premiações e apresentação de trabalhos. Veja
Termina nesta sexta-feira (23/08), a Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM), realizada na cidade de São Paulo. O evento contou com a participação da comunidade de meteorologia do Brasil, juntamente com a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet).
Durante cinco dias meteorologistas, mestres e doutores, especialistas e universitários estiveram reunidos para debater o papel da meteorologia nas questões ambientais, mudanças climáticas, o desafio da transição energética, segurança hídrica e alimentar e o risco de desastres causados por extremos do tempo e clima.
Foto: Angela Ruiz - auditório
A demanda por informações meteorológicas e o interesse em compreender os extremos climáticos e as mudanças climáticas aumentaram significativamente, nas últimas duas décadas. Isso se deve ao fato de que os impactos dos eventos extremos do clima se tornaram cada vez mais evidentes em todo o mundo.
Ondas de calor e frio recentes, chuvas intensas que provocam inundações, enxurradas e deslizamentos de terra, além de secas e incêndios, têm afetado diversas regiões, resultando na morte de milhões de pessoas e um impacto substancial na economia local.
"As crises climáticas podem gerar insegurança hídrica, alimentar, energética, além de afetar a saúde pública e até a segurança nacional, tornando essencial que os países adotem medidas de emergência para proteger a população e os biomas", apontam os organizadores da Conferência.
Comunicação
A meteorologista da Climatempo, Nadiara Pereira participou de uma mesa redonda sobre a comunicação da meteorologia e explicou como a Climatempo utiliza as atuais ferramentas tecnológicas de comunicação, como e-mails, videoconferências, aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas de colaboração online para facilitar a comunicação rápida e eficiente com o grande público e com as empresas e clientes de diversos segmentos do mercado.
"A forma de comunicar com uma agroindústria, por exemplo, é diferente do público/internauta. Na maioria das vezes, o cliente (pode ser de outro segmento de mercado), necessita de informações mais técnicas, enquanto o público que assiste pela TV, na internet, rádio precisa de uma informação mais objetiva, instantânea e rápida", explica Pereira.
Foto Crédito: Angela Ruiz
Djalma Albuquerque, produtor de design da TV Globo, falou sobre a importância da identidade visual para colaborar com a informação meteorológica nos quadros de previsão do tempo exibidos pela emissora. Ele conta que a estrutura narrativa visual da previsão do tempo vem sendo trabalhada desde 1991 e que á partir de 2012 passou a ganhar recursos audiovisuais e se tornou mais didático. Atualmente, tem se aplicado na arte visual mais interatividade, realidade aumentada e outros componentes visuais gráficos seguindo um protocolo que ele chama de design da informação.
Foto Crédito: Angela Ruiz
"Hoje o fluxo da equipe de arte que cria os mapas de previsão que aparecem nos telejornais é 50% automatizado e queremos chegar em 70%. O papel do meteorologista ao lado da equipe de arte e da apresentadora do quadro do tempo é fundamental na colaboração do fluxo deste processo de construção da informação", revela Albuquerque.
Mini cursos e sessões de trabalhos
Ao longo da Conferência, houve espaço para que estudantes e a comunidade científica mostrasse seus mais recentes trabalhos em formato pôster para posteriormente serem avaliados por uma banca examinadora e sessões temáticas que discutiram por exemplo, risco de desastres com a crescente frequência, duração e intensidade dos eventos extremos expondo centenas de vidas humanas, infraestrutura e ecossistemas nas últimas décadas.
O evento inovou com um minicurso de Comunicação Meteorológica Eficiente, voltado para estudantes e profissionais. Foi a primeira vez que um minicurso é realizado em nível nacional com equipes mistas. Outro curso muito esperado foi o de aplicações de satélite para Nowcasting
Premiações
Foto: CPAM - Divulgação
O Comitê organizador da Conferência Pan Americana de Meteorologia juntamente com a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET) reservaram um espaço na grade do evento para premiar meteorologistas com o prêmio "Alberto Setzer" em reconhecimento ao importante papel de destaque na área de Meteorologia.
Marcos Massari, meteorologista e Diretor de Novos Negócios na Climatempo Stormgeo Company foi agraciado com o prêmio na categoria "meteorologista destaque" por seu trabalho ao longo de décadas à frente do crescimento da meteorologia brasileira.
Foto: Divulgação CPAM