Lavouras do BR usam 10 práticas de agricultura regenerativa
Estudo mostra que essa adoção por parte do agricultor está acima da média mundial
O papel da sustentabilidade na motivação dos agricultores para usar ferramentas digitais ressalta a importância da digitalização na transição para um futuro de agricultura regenerativa. Semelhante às motivações para a digitalização, os agricultores veem o aumento e a melhoria da produtividade entre os resultados mais importantes que a agricultura regenerativa precisa trazer, ao lado da saúde do solo.
"Uma das questões mais urgentes é como podemos atender as demandas de proteger o meio ambiente, produzir alimentos suficientes e garantir que os agricultores possam viver de seu trabalho", diz Rodrigo Santos.
"A resposta para isso está no conceito de agricultura regenerativa. Para nós, significa aumentar a produção de alimentos, a renda agrícola e a resiliência em um clima em mudança, ao mesmo tempo em que restaura a natureza. Essa evolução exigirá um esforço conjunto de agricultores, sociedade e empresas", explica Santos
E os agricultores já começaram essa jornada. Mais de 90% deles já adotam pelo menos uma prática de agricultura regenerativa em suas operações. É o que mostra a edição de 2024 do Farmer Voice, um estudo realizado entre 2.000 agricultores na Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Quênia, Ucrânia e Estados Unidos, conduzido pela empresa global de pesquisa de mercado Kynetec, em parceria com a Bayer.
Foto: Getty Images
Em média, cada agricultor implementa cerca de sete das 17 práticas mais comuns desse modelo, evidenciando que ainda há um longo caminho a percorrer. As práticas mais amplamente implementadas são a rotação de culturas, a manutenção da fertilidade do solo pela adição de nutrientes e o monitoramento da saúde do solo.
O Brasil lidera neste quesito entre os oito países que fizeram parte da pesquisa. O levantamento concluiu que as lavouras brasileiras utilizam, em média, cerca de 10 práticas de agricultura regenerativa, acima da média mundial. Entre as principais práticas adotadas no Brasil, estão plantio direto, rotação de culturas, análise de solo e uso de biofertilizantes e bioestimulantes.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!