Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mercado de fertilizantes registra queda nos preços

Segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), houve redução de 70% no valor do insumo

13 mar 2023 - 07h29
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O setor de fertilizantes registra queda nos preços. Segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), houve redução de 70% no valor do insumo, equalizando a demanda para este ano. A produção deve ultrapassar 46,4 milhões de toneladas, superando o recorde de 2021.

Os valores dos fertilizantes reduziram em média 70% para os nitrogenados e 60% fósforo e cloreto desde o pico de preços devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, onde a ureia teve aumento de 70%, MAP (45%) e potássio (53%).

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, a produção de alimentos será beneficiada com a redução.

"Com a deflação observamos a retomada significante do setor e o maior beneficiado será o consumidor final com alimentos mais baratos", afirma.

Foto: Climatempo

Foto: Divulgação Getty Images

 

Valor da importação de fertilizante

Em relação a importação o valor segue um pouco abaixo do observado no mesmo período de 2022, totalizando US$1,12 bilhão, mas o ritmo de compras segue acima. Em janeiro foram importados 2,40 milhões de toneladas, aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

"O mercado de fertilizantes no Brasil está em constante crescimento e apresenta oportunidades para o comércio exterior. O país é um grande importador desses insumos, com uma demanda crescente para atender às suas lavouras de grãos, cana-de-açúcar, café e outras culturas", diz Fábio Pizzamiglio, especialista em comércio exterior.

Segundo as projeções, a demanda por fertilizantes deve crescer em 4% em 2023 em relação ao ano anterior, chegando a 44,5 milhões de toneladas.

"Esse aumento será impulsionado pela queda dos preços internacionais dos insumos, após a crise provocada pela guerra entre Ucrânia e Rússia em 2021", destaca Pizzamiglio.

Para atender a essa demanda, o Brasil depende principalmente da importação de países como China, Marrocos, Rússia e Estados Unidos. O comércio exterior de fertilizantes é um tema estratégico para o Brasil, que busca aumentar sua produção agrícola e sua participação no mercado global de alimentos.

"O setor agropecuário foi responsável por quase metade das exportações brasileiras em 2021, gerando um superávit comercial expressivo", finaliza Pizzamiglio.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto.  e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então  para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade