Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Plantio do milho segunda safra entra na reta final no BR

Volumes de chuva podem ultrapassar 100mm nos próximos dias em áreas agrícolas. Veja as localidades na tendência do clima

22 mar 2023 - 06h51
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O plantio do milho segunda safra avança e entra na reta final. Cerca de 85,1% do milho segunda safra já foi semeado, de acordo com a Companhia nacional de Abastecimento (Conab).

Região Sul

No Paraná, a última semana foi de clima mais seco, permitindo bom avanço da área semeada. Ainda assim, observa-se atraso na semeadura em relação a janela ideal de plantio.

Região Centro-Oeste

Em Mato Grosso, falta apenas 1% da área prevista a ser plantada. As condições climáticas são favoráveis às lavouras, resultando em bom desenvolvimento. Em Goiás, a semeadura está praticamente finalizada. Mesmo com o encerramento da janela ideal, a semeadura persistiu, motivada pelo bom clima.

Região Sudeste

Em Minas Gerais, continuam as operações de plantio, chegando a 80% da área esperada. Observa-se atraso na semeadura em relação ao período ideal.

Região Nordeste

No Maranhão, a semeadura avança rapidamente, especialmente no sul do estado. No Piauí, as boas condições climáticas e os resultados satisfatórios na última safra tem motivado o aumento na área plantada. A semeadura se aproxima da conclusão e as lavouras apresentam boas condições.

Região Norte

No Tocantins, o plantio está concluído, mesmo com certo atraso em relação à janela ideal. As lavouras estão em desenvolvimento e apresentam boas condições. No Pará, a semeadura continua nas regiões oeste e sul, principalmente em sucessão à colheita da soja. As condições climáticas permanecem favoráveis.

Tendência do clima

No decorrer desta semana a distribuição da chuva não deve mudar muito. Até há previsão para passagem de uma frente fria pelo centro-sul do país no decorrer da semana, mas esse sistema passará muito rápido pelo Sul e pelo Sudeste, onde vai provocar apenas episódios esparsos de chuva sobre áreas produtoras do interior da Região Sul, São Paulo, sul e Triângulo Mineiro.

Nas áreas entre a metade norte de Minas Gerais, Espírito Santo e extremo sul da Bahia há expectativa para o predomínio do tempo seco, enquanto as chuvas vão continuar mais expressivas entre o Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste. Entre Mato Grosso, Pará, norte do Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará tem previsão para volumes que podem ultrapassar 100mm nos próximos dias e as temperaturas máximas devem ficar mais amenas, o que indica períodos mais prolongados de tempo fechado, que devem paralisar atividades no campo e inclusive a instalação do milho segunda safra em partes do Centro-Oeste.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto.  e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então  para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade