Umidade alta pode impactar qualidade do trigo no Paraná
Estado tem mais chuva prevista. Veja no mapa como fica as condições do tempo nos próximos dias
A colheita do trigo está na reta final no norte, oeste, noroeste e região central do estado do Paraná, de acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral).
Nas regiões onde a colheita ainda está em andamento houve certa preocupação como os dias sucessivos com umidade, que podem prejudicar a qualidade dos grãos que já foram penalizados pela estiagem, altas temperaturas médias e geadas.
Nas áreas que estão sendo colhidas, via de regra, as baixas produtividades têm sido acompanhadas de problemas de qualidade, mas a expectativa é de melhora destes parâmetros para as áreas a serem colhidas futuramente.
Foto: Simone Vargas - Campina do Simão - PR
Cevada
A colheita da cevada evoluiu nas janelas sem precipitações. Grande parte das lavouras apresenta bom potencial, e tem recebido os tratos culturais adequadamente. Por outro lado, o calor excessivo pode ter encurtado o ciclo, ocasionando grão mais leves, o que pode afetar as produtividades, informa o Deral.
Previsão do tempo para os próximos dias no Paraná
Nesta quarta-feira (16/10), o sol aparece entre nuvens. A partir da tarde a chuva deve se espalhar por todo Paraná. As pancadas podem vir acompanhadas por raios e ventos, mas sem expectativa para temporais. Na Região Metropolitana de Curitiba, sol entre nuvens e pancadas localizadas no período da tarde.
Na quinta-feira (17/10), as instabilidades persistem sobre o estado e as pancadas de chuva localizadas acontecem sobre boa parte do Paraná.
Veja o mapa de acumulado de chuva até dia 19 de Outubro:
Na sexta-feira (18/10), a chuva ganha força sobre o Paraná, com expectativa de intervalos de chuva forte sobre boa parte do interior paranaense. Dia marcado pela condição de tempo instável. Desde cedo, chance para pancadas no noroeste e norte. No decorrer das horas, a chuva se espalha para as demais regiões, chegando na Grande Curitiba/PR entre o fim da tarde e o período da noite. Destaque para risco de temporais no sul e sudoeste do estado.