Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ainda não tenho nome para presidir BC, vou escolher na hora certa, diz Lula

Segundo ele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será consultado sobre o assunto

16 jul 2024 - 21h14
(atualizado às 22h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Lula vetou dispositivo do Marco Legal dos Games, impedindo abatimento do Imposto de Renda em empresas estrangeiras que investirem em jogos brasileiros
Presidente Lula vetou dispositivo do Marco Legal dos Games, impedindo abatimento do Imposto de Renda em empresas estrangeiras que investirem em jogos brasileiros
Foto: Reprodução / Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que ainda não tem um nome para indicar à presidência do Banco Central, ressaltando que não há um momento definido para a escolha.

Em entrevista à Record TV, Lula disse que "tem muita gente boa" que poderia substituir o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que tem mandato até dezembro. Segundo ele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será consultado sobre o assunto.

"Vou escolher a pessoa na hora certa, na hora que tiver o nome correto vou chamar Haddad e vamos debater. Não tem tempo certo, não tem nome certo, tem muita gente boa", disse.

Na entrevista, o presidente afirmou saber da responsabilidade do presidente do BC e enfatizou que o governo, por meio do Conselho Monetário Nacional, optou por manter a meta de inflação em 3%.

O presidente destacou dados positivos de inflação e outros indicadores econômicos antes de afirmar que "a única coisa que não está controlada no Brasil é a taxa de juros".

A sucessão ao comando da autoridade monetária é acompanhada de perto por agentes de mercado já que são recorrentes as críticas de Lula a Campos Neto, ao próprio BC e ao modelo de autonomia operacional da autarquia.

A partir de 2025, o governo contará com maioria de indicados no Comitê de Política Monetária, responsável pela definição da taxa básica de juros no país, atualmente em 10,50% ao ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade