Alexandre Silveira diz que cabe a Lula decidir sobre troca no comando da Petrobras
Ministro é apontado como um dos pivôs de uma crise para uma eventual troca do presidente da estatal
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira, 9, que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a definição do presidente-executivo da Petrobras, ao ser questionado por jornalistas se o CEO da petroleira deveria ser trocado.
Silveira, apontado como um dos pivôs de uma crise para uma eventual troca do presidente da Petrobras, acrescentou que tem "respeito e admiração" pelo trabalho de Jean Paul Prates, com quem trabalhou no Senado.
"Petrobras é um cargo do presidente da República... Não cabe a ministro de Estado decidir", afirmou ele, após cerimônia para assinatura de Medida Provisória sobre redução das tarifas de energia e incentivo a empreendimentos de geração renovável.
Silveira afirmou também esperar que a Petrobras tenha "um pouco de paz" para continuar ganhando valor de mercado.
Troca na estatal
A semana passada foi marcada por ruídos envolvendo o futuro do presidente-executivo da Petrobras, Jean Paul Prates. Na quinta-feira, fontes do governo disseram que a demissão do executivo da estatal era provável nos próximos dias.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, um petista histórico, foi citado na última semana entre os cotados para assumir o posto de Prates.