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Alimentos fazem inflação medida pelo IPC-S registrar queda

Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice tiveram decréscimo na 2ª semana de junho

16 jun 2014 - 10h47
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A inflação medida pelo Índice de preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), na segunda semana de junho, apresentou variação de 0,36% – queda de 0,1 ponto percentual em relação à taxa da semana anterior. O dado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Produtos são vistos nas prateleiras de um supermercado em Encinjtas, na Califórnia. Os preços ao consumidor dos Estados Unidos subiram modestamente em setembro, mas há poucos sinais de riscos da inflação na economia, o que deve dar margem ao banco central do país para manter suas compras de títulos mensais. 10/10/2013
Produtos são vistos nas prateleiras de um supermercado em Encinjtas, na Califórnia. Os preços ao consumidor dos Estados Unidos subiram modestamente em setembro, mas há poucos sinais de riscos da inflação na economia, o que deve dar margem ao banco central do país para manter suas compras de títulos mensais. 10/10/2013
Foto: Mike Blake / Reuters

Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice tiveram decréscimo, sendo que a maior contribuição veio do grupo alimentos (caiu de 0,39% para 0,06%). Também sofreram quedas os grupos transportes (0,31% para 0,19%), habitação (0,56% para 0,54%), saúde e cuidados pessoais (0,60% para 0,53%) e despesas diversas (1,1% para 1,06%).

Entre os itens que registraram maiores variações, estão a tarifa de ônibus urbano (de 0,54% para 0,14%), a eletricidade residencial (de 1,92% para 0,89%), os medicamentos em geral (de 0,57% para 0,4%) e o jogo lotérico (de 9,55% para 8,31%).

Apresentaram alta os grupos vestuário (de 0,17% para 0,35%), educação, leitura e recreação (de 0,62% para 0,64%) e comunicação (de 0,18% para 0,2%). Destacaram-se as roupas (de 0,03% para 0,4%), hotel (de 2,57% para 4,13%) e mensalidade de televisão por assinatura (de 0,08% para 0,28%).

Agência Brasil Agência Brasil
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