Alta nas vendas impulsiona lucro da Magazine Luiza no 3º tri
Empresa registrou avanço anual de 65,8% no lucro líquido do período
A empresa de móveis e eletrodomésticos Magazine Luiza registrou avanço anual de 65,8% no lucro líquido do terceiro trimestre, a R$ 42,1 milhões, beneficiada por aumento de vendas e melhorias operacionais no período.
Entre julho e setembro, a receita líquida da companhia subiu 18,3% ante igual etapa do ano passado, a R$ 2,4 bilhões.
As vendas em mesmas lojas físicas, que consideram os pontos abertos há mais de um ano, subiram 12,4%. Ao mesmo tempo, o e-commerce da companhia elevou o faturamento em 32,6%.
"Apesar do receio de uma possível ressaca de vendas pós Copa do Mundo, a companhia conseguiu aumentar suas vendas no terceiro trimestre", pontuou o Magazine Luiza em comentário de desempenho, citando fatores como sua estratégia multicanal e maturação crescente das lojas das redes Maia e Baú.
A rival Via Varejo, do Grupo Pão de Açúcar, teve aumento anual de 0,7% na receita líquida consolidada do terceiro trimestre, e um ligeiro avanço de 0,2% nas vendas em mesmas lojas.
Segundo o Magazine Luiza, o foco no controle de despesas, aumento da participação das receitas de serviços e contribuição dos resultados da Luizacred também ajudaram a guiar seus resultados positivamente.
No terceiro trimestre, a financeira Luizacred mais que dobrou seu lucro líquido sobre um ano antes, com um retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROE) de 37%.
As despesas operacionais da companhia passaram a responder por 22,2% da receita líquida, redução ante os 22,9% de igual período de 2013.
As melhorias ajudaram a companhia a obter um avanço anual de 43,9% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), a R$ 176 milhões, com a margem subindo de 6,1% para 7,4% no período.
Nos três meses encerrados em setembro, o Magazine Luiza inaugurou uma loja em Novo Hamburgo (RS) e fechou outra em Guaratinguetá (SP).
"Estão em andamento os investimentos para a abertura de mais 20 lojas até o final do ano, principalmente na região Nordeste", disse a companhia, acrescentando que das 736 lojas atuais, cerca de 39% encontram-se em processo de maturação.