Aluguel: Caixa lança cartão para substituir fiador e seguro-fiança
A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira em São Paulo o Cartão Aluguel Caixa. O produto tem o objetivo de substituir a figura de um fiador ou a necessidade de pagamento do seguro-fiança como garantia para locação de imóveis residenciais.
Segundo o vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fábio Lenza, a renda mínima para participar do que a instituição considera uma "iniciativa de cunho social" é de R$ 1 mil. O funcionamento do Cartão Aluguel foi definido por Lenza como uma espécie de crediário.
"Tem a mesma agilidade de uma venda no comércio. É como o cliente pagar uma TV LCD em 12 vezes e cada dia determinado a Caixa paga o locador e cobra do inquilino", disse Lenza. Em um primeiro momento, o serviço estará disponível em quatro imobiliárias - duas de São Paulo e duas de Goiânia.
No entanto, a Caixa espera ter até 2 mil imobiliárias credenciadas no período de um ano. O custo para o inquilino será 0,66% do valor do aluguel ao mês, enquanto o custo de um seguro fiança oscila entre o valor de um mês de aluguel até 1,5 mês ao ano.