Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ambev recua após anunciar R$10,5 bi em remuneração a acionistas

12 dez 2024 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

As ações da Ambev recuavam mais de 3% nesta quinta-feira, após a fabricante de bebidas aprovar na véspera 10,5 bilhões de reais em remuneração a acionistas, bem como a alteração da atual frequência de distribuição de proventos -- hoje anual -- para períodos potencialmente menores.

Na B3, por volta de 11h20, os papéis da empresa recuavam 3,19%, a 13,36 reais, enquanto o Ibovespa perdia 1,66%. Na véspera, os papéis figuraram entre os piores desempenhos do índice, fechando o dia com declínio de mais de 3%, enquanto o Ibovespa subiu 1,06%.

O conselho de administração da Ambev aprovou a distribuição de 0,2448 real por ação em juros sobre capital próprio (JCP), com pagamento previsto para 30 de dezembro, e de 0,4228 real por ação em dividendos, com pagamento em 7 de janeiro.

De acordo com a Ambev, quando combinado com o montante referente ao programa de recompra de ações aprovado pelo conselho de administração em 30 de outubro, a distribuição de proventos totaliza aproximadamente 12,5 bilhões de reais.

Na mesma reunião, o conselho aprovou a alteração frequência de distribuição de proventos para períodos "potencialmente menores, incluindo distribuições trimestrais ou em outra periodicidade".

Para analistas do Itaú BBA, a Ambev está se movendo na direção certa em termos de alocação de capital, mas em um ritmo mais lento duqe alguns previam.

"A distribuição total de capital aos acionistas (compreendendo dividendos, Juros sobre Capital Próprio e recompras de ações) resultou em um payout de 89%, o que foi 9% menor do que nossa previsão", pontuaram Gustavo Troyano e Bruno Tomazetto, em relatório a clientes nesta quinta-feira.

Eles também citaram que o JCP ficou aquém em quase 20% em comparação com as expectativas do Itaú BBA.

"A decisão de não acelerar a distribuição de capital parece alinhada com o histórico da Ambev, que historicamente priorizou a alocação conservadora de capital e a manutenção de um balanço patrimonial forte", afirmaram.

Os analistas elogiaram a decisão da Ambev de potencialmente reduzir os intervalos para dividendos adicionais, mas acrescentaram que "alguns investidores podem estar esperando por um anúncio mais expressivo e podem ficar decepcionados com as notícias".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade