Amigos se unem pra salvar academia e faturam R$ 3 milhões
O pesadelo de qualquer empreendedor é ficar sem fluxo de caixa. Pior ainda se acontecer literalmente da noite pro dia. Foi o que ocorreu em 2017 com os amigos Cesar Bertolo e Cezar Miquelof: sua rede de academias em São Paulo desabou com os efeitos colaterais de uma sociedade desfeita.
Mas em vez de se lamentar, a dupla se reinventou e assim nasceu a C4 Gym, uma academia que mantém a essência de bairro, mas com estrutura de grandes redes. Em 2021, com faturamento de R$ 3,1 milhões, a rede mergulhou de vez no modelo de franquias para se expandir para fora da capital paulista.
Mas esse caminho nem sempre foi tranquilo. Muito pelo contrário. Foi necessário, no primeiro momento, recorrer a empréstimos pessoais e adiantamentos de valores do cartão de crédito para manter as operações funcionando durante os primeiros meses, sobretudo até 2019, quando enfim quitaram as dívidas e começaram a se normalizar e dar lucro. E foi aí que entraram mais dois na sociedade: Celso Bertolo e Thiago Lourenço.
Para contar um pouco dessa história de empreendedorismo, fomos conversar com Cesar Bertolo, sócio fundador e diretor operacional da rede.