Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apesar de risco, governo aponta investimentos em energia

Segundo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, investimentos aumentaram parque gerador brasileiro

18 fev 2014 - 11h22
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro dias após admitir “risco mínimo” de desabastecimento de energia no Brasil, o governo federal afirmou nesta terça-feira que investimentos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) aumentou em 10,2 mil megawatts na capacidade do parque gerador brasileiro. A falta de chuvas vem chamando a atenção do governo pela redução dos reservatórios das hidrelétricas.

De acordo com dados oficiais, em 2013 o início das operações das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio incrementaram a capacidade instalada em 3.750 megawatts e 3.150 megawatts, respectivamente. O governo alega ainda que fortaleceu e expandiu o Sistema Interligado Nacional, concluindo 31 linhas de transmissão, que somadas totalizam quase 10 mil quilômetros de extensão.

Apesar dos anúncios otimistas para o setor elétrico, o governo vem acompanhando de perto o cenário de abastecimento neste verão. Usinas termoelétricas já vêm incrementando o parque gerador, porém com produção de energia a um custo mais elevado, que pode ser repassada ao consumidor ou bancada pelos cofres públicos.

Em entrevista coletiva, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo tem R$ 9 bilhões disponíveis para gastos neste ano. Ele, no entanto, disse que não há definição sobre a solução que o governo vai dar para o setor. “Será definido tão logo a situação fique mais clara”, afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade