Após férias, Volkswagen deve demitir 800 funcionários
Trabalhadores da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), receberam cartas instruindo-os a procurar representantes da empresa antes de iniciar o turno
Uma assembleia de funcionários da Volkswagen organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para a manhã desta terça-feira deve discutir possíveis demissões de 800 funcionários na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo.
Segundo a entidade, cerca de 800 trabalhadores receberam uma carta entre sexta e segunda-feira, instruindo-os a procurar representantes da empresa antes de iniciar o turno de trabalho nesta terça-feira, primeiro dia após o retorno das férias coletivas.
Para o sindicato, a convocação indica que haverá demissões, embora a Volkswagen tenha fechado, em 2012, um acordo coletivo que garantia estabilidade nos empregos até 2016.
A montadora diz, em um comunicado, que a retração na indústria automobilística e o aumento da concorrência impactaram os resultados da empresa, que teve em 2014 a produção reduzida em torno de 15%.
Em dezembro, os funcionários da unidade Anchieta rejeitaram uma proposta elaborada pela montadora em parceira com o sindicato. A proposta incluía o pagamento de um abono salarial em troca do congelamento dos salários em 2015 e 2016, além de um plano de demissão voluntária para reduzir 2.100 vagas.
A fabricante também afirma que o acordo trabalhista vigente desde 2012 “foi estabelecido em premissas de mercado e vendas que infelizmente não se confirmaram”.
Aprenda conceitos importantes sobre bateria, câmbio, freio e muitos outros componentes do motor de seu carro. Curso certificado pelo MEC, inscreva-se