Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após queda da gasolina, especialistas reduzem projeção do IPCA

A nova projeção para o IPCA no ano ficou em 6,9%

17 ago 2022 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

A Petrobras anunciou novo corte do preço da gasolina às distribuidoras, de 4,8% sobre o preço do combustível, ou R$ 0,18. O preço médio de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,71 para R$ 3,53 por litro. 

A companhia informou que, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,70, em média, para R$ 2,57 a cada litro vendido na bomba.

O Boletim Focus, do Banco Central, divulgado em 15 de agosto, apresentava a expectativa do mercado na semana anterior, portanto antes da redução da Petrobras, com uma previsão de inflação de 7,02% para este ano. 

Mas, com o anúncio de corte no preço da gasolina pela Petrobras, especialistas revisaram para baixo a previsão de IPCA. 

A nova projeção do IPCA

De acordo com análise da Terra Investimentos, a nova projeção para o IPCA no ano ficou em 6,9%. Já a XP reduziu a projeção de IPCA em 2022 para 6,8%. 

“Revisamos nossas projeções do IPCA de curto prazo e do ano. Não considerávamos essa redução e entendemos que nossas projeções para os demais itens do IPCA deste ano estão bem calibradas. Assim, reduzimos nossa projeção de IPCA para 2022 de 7,0% para 6,8%”, avaliou Tatiana Nogueira, economista da XP. 

Ainda de acordo com a especialista da XP: “Importante, mantivemos um reajuste de +5% no preço da gasolina no último trimestre do ano (na hipótese de os preços internacionais voltarem um pouco com o inverno no hemisfério norte). Caso não ocorra, o IPCA ficaria em torno de 6,6%”, concluiu a especialista. Para 2023, a corretora mantém a projeção em 5,5%. 

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade