App de empréstimo bloqueia celular de quem não paga parcela
Brasil é um dos países latinos mais afetados pelo app SpyLoan, ameaça que já atacou mais de 2 mil pessoas no país nos últimos 12 meses
Especialistas da Kaspersky alertam para o malware SpyLoan como uma das principais ameaças de celulares na América Latina: são aplicativos disseminados por meio de anúncios nas redes sociais que oferecem empréstimos imediatos, mas com taxas de juros muito altas.
Em caso de falta de pagamento, os aplicativos desenvolvem uma fase maliciosa que rouba informações pessoais, fotos da vítima e até bloqueia seu celular para extorqui-la.
Os aplicativos SpyLoan são comercializados em lojas de apps como uma maneira "fácil" de obter um empréstimo imediato, sem que as vítimas tenham que atender a todos os requisitos e condições solicitadas por bancos ou instituições financeiras. As pessoas podem obter o crédito de forma simples: basta baixar um desses aplicativos e preencher com os dados para receber o dinheiro solicitado.
Posteriormente, os usuários percebem que, na realidade, contraíram uma dívida com taxas de juros extraordinariamente altas. Este é o momento em que o aplicativo apresenta uma fase maliciosa: ao não conseguir fazer o primeiro pagamento do crédito, o usuário é vítima de mensagens de extorsão, já que o app consegue acessar o celular e roubar contatos e fotos armazenadas no aparelho, elementos que são usados para forçar o pagamento.
Em casos mais extremos, esses tipos de aplicativos podem bloquear o acesso do usuário ao seu telefone, o que ecoa ameaças de ransomware.
"Além do fato de que os usuários dos aplicativos SpyLoan adquirem uma dívida que é muito difícil de gerenciar, eles inconscientemente concedem a esses apps acesso a informações armazenadas em seu telefone, como listas de contatos, fotos e vídeos. Esses elementos são usados em um esquema de extorsão que se estende além do solicitante de empréstimo e transcende em muitos casos aos seus contatos. É importante que as pessoas sejam cautelosas ao decidir solicitar um empréstimo dessa forma e que sempre cuidem das permissões concedida a cada aplicativo instalado em seus dispositivos", afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.
Recomendações para sua proteção
Para evitar ser vítima de um aplicativo malicioso e aumentar a segurança do seu smartphone, a Kaspersky recomenda:
- • Desconfie de promoções ou ofertas boas demais para serem verdade. Os aplicativos SpyLoan aproveitam a necessidade que algumas pessoas têm de obter dinheiro imediatamente. Opte por instituições financeiras que operam legalmente em cada país para evitar ser vítima deste esquema de fraude e extorsão.
- • Limite as permissões necessárias para os aplicativos que você usa. Verifique sempre as configurações das permissões que você dá aos aplicativos, como acesso a seus contatos, localização GPS, câmera, microfone e entre outros, para minimizar a probabilidade de seus dados serem compartilhados ou armazenados por terceiros sem o seu conhecimento.
- • Verifique se seus aplicativos vêm de fontes confiáveis. Baixe aplicativos de lojas oficiais. Os cibercriminosos costumam criar aplicativos falsos que imitam marcas confiáveis para obter informações confidenciais dos usuários. Para evitar essa armadilha, leia as análises do aplicativo e verifique a atualização mais recente do desenvolvedor, bem como suas informações de contato.
- • Mantenha o sistema operacional do seu dispositivo atualizado. As atualizações no sistema operacional do telefone visam melhorar o desempenho e até mesmo a segurança do telefone.
- • Instale uma solução de cibersegurança capaz de detectar qualquer atividade maliciosa no seu dispositivo móvel, como o Kaspersky Premium, por exemplo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.