ArcelorMittal vai reativar laminador em usina em MG no início de 2022
A ArcelorMittal anunciou nesta terça-feira que vai religar o laminador 3 de sua usina de aços longos em Monlevade (MG) a partir de janeiro de 2022, citando demanda do mercado e perspectivas de crescimento econômico.
O laminador, parado desde a montagem em 2015, tem capacidade para 1 milhão de toneladas por ano, mas a ArcelorMittal afirmou que "a produção se dará de forma gradual e alinhada à demanda do mercado", sendo voltada a fio-máquina destinado a aplicações especiais. A usina tem outros dois laminadores e uma capacidade instalada de 1,2 milhão de toneladas.
O equipamento receberá no acumulado desde 2015 até a reativação 580 milhões de reais em investimentos, sendo que "mais de 90% do valor foi desembolsado na implantação".
"O objetivo do laminador é garantir o pleno atendimento aos clientes. A forte demanda por aço, especialmente com o avanço da construção civil, e os indicadores econômicos, possibilitaram a operação do laminador", afirmou a ArcelorMittal.
No final de abril, a ArcelorMittal retomou a operação da aciaria de sua usina em Barra Mansa (RJ), que estava paralisada desde janeiro de 2019.
Na semana passada, a rival Gerdau anunciou que vai instalar um novo laminador de bobinas a quente na usina de Ouro Branco (MG), com capacidade para 250 mil toneladas por ano, além de uma nova máquina de perfis estruturais com capacidade para 500 mil toneladas anuais.