Armínio Fraga foi sugerido a Obama para assumir BC dos EUA
Ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Timothy Geithner definiu o brasileiro como líder "notável"
O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Timothy Geithner sugeriu ao presidente Barack Obama o brasileiro Armínio Fraga para presidir o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. Em seu livro de memórias, Geithner chama Armínio, que ficou à frente do Banco Central durante o governo de Fernando Hnerique Cardoso, de “confiável e competente”, além de defini-lo como líder “notável”.
Geithner conta que o desempenho de Armínio Fraga no Banco Central foi “tão notável” que, em determinada ocasião, mencionou o nome do brasileiro para o presidente Obama como um potencial presidente para o Fed.
Bird
Essa não é a primeira vez que o nome de Armínio é mencionado para assumir um cargo em uma grande instituição no exterior. Em 2007, o prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, sugeriu o nome do brasileiro para assumir o Banco Mundial (Bird). Em artigo no Financial Times, Stiglitz disse que Fraga era um economista de alto nível e que “realizou um trabalho estupendo na direção” do BC.