Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As 10 músicas mais ouvidas de Lupicínio Rodrigues, segundo o Ecad

29 ago 2024 - 13h02
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
As 10 músicas mais ouvidas de Lupicínio Rodrigues, segundo o Ecad
As 10 músicas mais ouvidas de Lupicínio Rodrigues, segundo o Ecad
Foto: The Music Journal

A "dor de cotovelo" é um dos temas recorrentes nas canções deixadas por Lupicínio Rodrigues. Em seus sambas-canção e marchinhas de carnaval, o cantor e compositor expressava amores mal resolvidos com melancolia.

Nesta terça-feira (27), completou 50 anos de sua morte, que aconteceu no ano de 1974. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento com seus dados musicais e o destaque ficou com a canção Felicidade.

A música foi a mais gravada de autoria de Lupicínio Rodrigues até o momento e também figurou na primeira colocação do ranking das mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos.

Nessa lista das canções que os brasileiros mais ouviram, Se acaso você chegasse ficou em segundo lugar, seguido por Vingança na terceira posição. O TOP 5 fiou completo com Nervos de aço e Nunca na quarta e quinta colocações, respectivamente.

Lupicínio Rodrigues: os intérpretes que mais gravaram suas canções

Outra curiosidade foram os três intérpretes que mais gravaram as canções de Lupicínio. Na ordem, Elza Soares em primeiro lugar seguida por Jamelão e Adriana Calcanhotto.

Lupicínio Rodrigues deixou um legado com 200 composições e 47 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. Os seus herdeiros continuam a receber os valores por suas músicas que tocam no país e esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

Lupicínio Rodrigues, precursor da 'sofrencia' é tema de documentário

Estreou em março desde ano nos cinemas, o documentário Confissões de um Sofredor que revisitará toda a trajetória do lendário músico e compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974), o precursor do estilo que está tão em voga no século atual: a sofrência.

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor traz uma pesquisa ampla com materiais de arquivos do próprio Lupicínio, além de entrevistas e falas de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares. A produção também aborda um episódio importante da história de Lupicínio envolvendo a faixa Se Acaso Você Chegasse. A música fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood, intitulado Dançarina Loura, e, mais tarde, foi indicada ao Oscar de 1945. Mas, além de não ter sido consultado sobre o uso da canção, Lupicínio só foi receber direitos autorais anos após o sucesso. Até hoje seus créditos na indicação ao Oscar não foram reconhecidos.

"Lupicínio é o pai da música de sofrência, que se tornou com ele e depois dele um gênero imensamente popular. Não por acaso Lupi atravessa gerações de intérpretes. Não ocultamos as atitudes, letras e emoções dele com as mulheres de sua vida porque isso seria apagar algo da essência de sua musicalidade e da verdade de sua história. Esconder o machismo não nos ajudaria a compreender e refletir as contradições da época. Ali estão misturados a paixão, o romance, a traição e, claro, o machismo daquele período", comenta o diretor Alfredo Manevy.

A obra, que esteve na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e foi premiada em festivais como FESTin e Fest Aruanda 2022 , entra em cartaz em 14 salas espalhadas pelo Brasil.

Confira as 10 músicas mais ouvidas de Lupicínio Rodrigues nos últimos 10 anos:

1 Felicidade

2 Se acaso você chegasse

3 Vingança

4 Nervos de aço

5 Nunca

6 Volta

7 Esses mocos

8 Cevando o amargo

9 Ela disse-me assim

10 Cadeira vazia

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade