Ashby: o que está por trás da cervejaria paulista eleita a melhor do Brasil
Marca desbancou rótulo conhecidos da Ambev e foi eleita a melhor do País em um dos maiores concursos cervejeiros do mundo
A maioria dos consumidores de cerveja do Brasil está acostumado com os rótulos da AmBev, proprietária das marcas Brahma, Antarctica, Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Corona e Skol. Embora a cervejaria de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira domine a preferência dos clientes, isso não é garantia que o produto ofertado seja o melhor do mercado.
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Considerado um dos maiores concursos cervejeiros do mundo, o World Beer Awards divulgou recentemente o ranking das melhores cervejas do mundo. Criada no ano de 1993 na cidade de Amparo, interior de São Paulo, a Ashby foi eleita a melhor do Brasil, ficando à frente de marcas como Corona, Antarctica, Skol, Budweiser e Brahma Chopp.
A cervejaria, conhecida pela cerveja indicada para quem quer começar a explorar o universo das cervejas especiais, conquistou a medalha Gold (de ouro) – Winner na categoria International Lager com sua Ashby Pilsen Puro Malte. Essa é uma categoria que premiou as melhores cervejas que fazem parte da família Lager de cada país.
Outros três rótulos da Ashby foram contemplados com medalha de bronze no World Beer Awards 2024: a Ashby Weiss, tradicional cerveja de trigo premiada mais de 10 vezes; a Ashby American Pale Ale, feita com lúpulos cítricos e florais e que foi eleita no mesmo concurso em 2022 a melhor American Pale Ale do Brasil; e a Session Ipa, cerveja de coloração clara e turva, com amargor equilibrado.
"Nossa meta para o futuro é continuar conquistando medalhas nos concursos nacionais e internacionais. Uma grande meta também é a abertura de lojas novas no capital e interior Paulista", afirma Scott Ashby, fundador da cervejaria premiada.
Uma história de três décadas
Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar a Ashby na cidade Amparo a fim de trazer ao País o conceito de cervejas especiais comum nos Estados Unidos.
"A ideia era ser uma porta de entrada para os cervejeiros tradicionais que tinham um pouco de receio de experimentar cervejas de estilos diferenciados", conta.
A diferenciação da empresa começou quando o empresário pensou em montar a fábrica na cidade do interior de São Paulo. Como as bebidas da Ashby são compostas por 95% de água, a qualidade da fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby escolheu estrategicamente Amparo para suas instalações.
"As águas da cidade, além de conservarem a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais, tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar", afirma.
Segundo o empresário, mesmo não tão conhecida como os rótulos tradicionais, as cervejas especiais se consolidaram no País, e, graças ao interesse dos brasileiros em apreciar cervejas desse estilo, a Ashby conseguiu se firmar ao longo de 30 anos.
O segredo do sucesso da cervejaria
A Pilsen Puro Malte foi lançada em 2018 para comemorar os 25 anos da Ashby. A cerveja Lager é uma das mais vendidas em todo o mundo. Segundo Scott Ashby trata-se de uma bebida leve, com baixo teor alcoólico, de coloração dourada e fácil de beber. No aroma, é possível sentir a predominância do malte, com nuances de pão e cereais.
Para elaborar essa cerveja, o mestre-cervejeiro da Ashby fez uma cuidadosa seleção de cevada importada, transformou-a em um malte premium e a equilibrou com lúpulos de amargor e aromáticos.
"Com personalidade britânica, a cerveja possui um sabor intenso e marcante. Ela foi produzida com a mais pura água de Amparo – chegando a uma cerveja muito leve, dourada, cristalina e refrescante", diz.
O concurso de cervejas
O concurso acontece anualmente em Londres, com avaliação de jurados renomados na cervejaria mundial. Cada edição possui três etapas, e neste ano a competição o maior número de participantes de todo o mundo.
A primeira é feita uma análise onde são selecionadas as melhores cervejas de cada país, sendo que cada uma delas é contemplada com medalha de ouro, bronze e prata.
Já na segunda etapa, apenas as cervejarias que receberam medalha de ouro participam e competem entre si para o título de país vencedor em cada categoria.
A terceira etapa é feita apenas com as marcas que foram bem avaliadas na etapa anterior, sendo que nessa fase final elas disputam o título de Melhor do Mundo em diferentes categorias.