Atividade do setor de serviços dos EUA desacelera em novembro, mostra ISM
A atividade do setor de serviços dos Estados Unidos desacelerou em novembro após registrar grandes ganhos nos últimos meses, mas permaneceu acima dos níveis compatíveis com um crescimento econômico sólido no quarto trimestre.
O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta quarta-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro caiu para 52,1 no mês passado, depois de ter subido para 56,0 em outubro, que foi o nível mais alto desde agosto de 2022. Economistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 55,5.
Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia. O ISM considera que leituras do PMI acima de 49 ao longo do tempo indicam expansão da economia como um todo.
A economia parece ter mantido a maior parte de seu ímpeto do terceiro trimestre, com os gastos dos consumidores aumentando em um ritmo acelerado em outubro. Os gastos com construção também subiram, embora os gastos das empresas com equipamentos tenham provavelmente diminuído no início do quarto trimestre.
A medida de novos pedidos da pesquisa do ISM caiu de 57,4 em outubro para 53,7. Sua medida de preços pagos por insumos de serviços teve pouca alteração, ficando em 58,2. O aumento dos preços de serviços como transporte, serviços financeiros e seguros estagnou o progresso da redução da inflação para a meta de 2% do Federal Reserve.