Aumento de salário: especialista explica como pedir um
Quer um aumento no trabalho? Veja dicas para pedir um salário maior ao chefe
Grande parte das pessoas busca realização profissional. E se ela puder vir acompanhada de um salário que faça jus às expectativas dos trabalhadores e da entrega que eles dão à empresa, melhor ainda. Mas, como acertar no pedido de aumento?
Segundo o especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Treff, o melhor momento para pedir um aumento à chefia é após um feedback positivo, resultante do processo de avaliação de desempenho.
“Em empresas com políticas de recompensa (salários e benefícios) e de carreira (possibilidades de ascensão e processo sucessório), os aumentos ocorrem geralmente atrelados a processos de avaliação de performance, resultados, ou de potencial. Se o colaborador entrega bons resultados no trabalho, fica difícil para a empresa negar o aumento àquele colaborador”, afirma o docente.
Pedido deve ser feito de forma impessoal
O especialista acrescenta que o colaborador que busca uma promoção ou aumento de salário deve conhecer a política de remuneração e carreira da empresa, e que o pedido deve ser feito de maneira impessoal e com base em fatos.
“A recomendação é que o trabalhador justifique o pedido sem usar como argumentos problemas de ordem pessoal. Justificar o pedido se comparando com colegas de trabalho não é visto com bons olhos, é um convite para o pedido dar errado”, diz Treff.
Se o trabalhador tem bom desempenho, um aumento salarial pode trazer o sentimento de reconhecimento e de valor. Mas, nos casos em que esse reconhecimento não chega, o sentimento é exatamente o oposto: injustiça e falta de valorização.
“É importante estar preparado para os dois cenários. Mas, acima de tudo, ter consciência das próprias possibilidades e da empresa em que se trabalha”, recomenda.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.