Script = https://s1.trrsf.com/update-1738077909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Azul conclui reestruturação de dívida e alavancagem cai de 4,8 para 3,4 vezes

28 jan 2025 - 20h38
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Azul anunciou nesta terça-feira que concluiu um longo processo de reestruturação de dívidas com credores financeiros, arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos, o que deve levar a uma forte redução de sua alavancagem.

A companhia afirmou em fato relevante ao mercado que a conclusão do processo após meses de negociações eliminou 1,6 bilhão de dólares em dívidas da empresa e levantou 525 milhões de dólares em capital adicional, além de reduzir o pagamento de juros 800 milhões de reais neste ano. A empresa afirmou ainda que a alavancagem deve recuar de 4,8 vezes para 3,4 vezes em relação ao nível do terceiro trimestre do ano passado.

A Azul disse também que espera a chegada de 15 novos jatos Embraer E2 ao longo de 2025, que "serão extremamente valiosos para garantir a conectividade".

"A finalização dos acordos, além de proporcionar uma melhoria no fluxo de caixa nos próximos três anos, trará uma desalavancagem de aproximadamente 1,4 vez de maneira pró-forma", afirmou a companhia aérea em comunicado à imprensa.

Segundo a Azul, essa melhoria no fluxo de caixa será derivada de acordos "comerciais estratégicos com arrendadores, fabricantes de equipamentos e outros fornecedores". Esses acordos permitirão um fortalecimento no fluxo de caixa de mais de 1,8 bilhão de reais até o final de 2027, afirmou a empresa.

A companhia, que também discute uma união de operações com a rival Gol, afirmou que como parte da reestruturação houve "eliminação de obrigações de emissão de ações devidas a arrendadores e fabricantes" no valor de cerca de 557 milhões de dólares, em troca de 94 milhões de novas ações preferenciais da Azul em uma emissão única a ser concluída neste primeiro trimestre.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade