Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Banco Central libera pagamento com cartões de crédito e débito via WhatsApp

Até então, era possível apenas a utilização do WhatsApp para transferências de recursos entre indivíduos

2 mar 2023 - 19h22
(atualizado às 21h26)
Compartilhar
Exibir comentários
WhatsApp no iPhone
WhatsApp no iPhone
Foto: Pixabay / Heiko / Tecnoblog

O Banco Central (BC) decidiu retirar as medidas que impediam a realização de transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp no Brasil, informou a autarquia nesta quinta-feira, 2.

Até então, era possível apenas a utilização do WhatsApp para transferências de recursos entre indivíduos.

O BC determinou que o início das transações de pagamento por meio do aplicativo WhatsApp "deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias", segundo comunicado.

Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, disse no LinkedIn nesta quinta-feira que a empresa está "finalizando os testes" conduzidos com parceiros, incluindo Mercado Pago, do Mercado Livre, e Cielo, e a funcionalidade estará disponível "em breve".

"Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas", afirmou o executivo na publicação.

A liberação veio através da cessação completa de medidas coercitivas aplicadas pelo BC à Mastercard e à Visa, que suspendiam essa modalidade no país. No final do ano passado, a autarquia já havia dado um aval preliminar para as duas empresas, embora não permitisse ainda o funcionamento da ferramenta.

Mark Zuckerberg, presidente da Meta, empresa dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, repercutiu o anúncio em publicação no Instagram, dizendo: "animado para lançar isso em breve".

A Meta, então ainda chamada de Facebook, lançou o serviço de transferência de recursos entre indivíduos via WhatsApp no Brasil em meados de 2020, mas a ferramenta foi rapidamente suspensa pelo BC. A autarquia só liberou o funcionamento em março de 2021, com o serviço reiniciando em maio daquele ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade