Banco do Brasil elege Galípolo presidente do Conselho de Administração
Executivo foi indicado recentemente para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, informou o banco estatal nesta sexta-feira, 12. A Procuradora da Fazenda Nacional Anelize Almeida foi eleita pelo conselho para a posição de vice-presidente do colegiado.
Indicado recentemente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo é mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem passagem tanto pelo setor público como pelo privado.
Galípolo é apontado por colegas como um negociador habilidoso com trânsito no setor empresarial e financeiro que gosta de trabalhar em equipe. Já foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (2007) e diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2008).
Na iniciativa privada, teve passagem destacada pelo setor financeiro. Foi presidente do Banco Fator entre 2017 e 2021. Também é coautor do livro "Manda Quem Pode, Obedece Quem tem Prejuízo", lançado pela Editora Contracorrente, sobre o funcionamento do mercado financeiro e a relação da economia com a política.