Bancos lançam empresa para facilitar compras online
Plataforma administrada pela Stelo armazenará os dados dos cartões de crédito dos compradores clientes da Stelo e processará transações de pagamentos no comércio eletrônico
O Banco do Brasil (BB) e o Bradesco, por meio da sua controlada Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), lançam nesta quarta-feira a Stelo, empresa de meios eletrônicos de pagamentos que vai administrar, operar e explorar os segmentos de facilitadoras de pagamentos voltadas para o comércio online.
Segundo comunicado do BB, a plataforma administrada pela Stelo armazenará os dados dos cartões de crédito dos compradores clientes da Stelo e processará transações de pagamentos no comércio eletrônico.
A empresa entrará em fase de testes operacionais e contará com cerca de 200 mil usuários potenciais na primeira etapa, informou o BB. No segundo semestre deste ano, os produtos administrados pela Stelo estarão disponíveis comercialmente para todos os estabelecimentos e consumidores e o sistema aceitará diversos meios de pagamentos, incluindo cartões de crédito, débito e pré-pagos emitidos no Brasil.
Segundo o BB, para implementar o projeto, a Cielo e a CBSS firmaram ontem memorando de entendimento. O objetivo é que a Cielo participe do capital social da Stelo, atualmente subsidiária integral da CBSS. A participação da Cielo na Stelo está sujeita à assinatura dos documentos necessários e à aprovação das autoridades regulatórias aplicáveis.
Para o consumidor, a Stelo disponibilizará uma carteira digital, ferramenta eletrônica para realizar pagamentos sem necessidade de digitação de dados pessoais e financeiros em cada fechamento de compra ou outras operações no e-commerce.
O consumidor poderá se cadastrar na Stelo para que os dados de seus cartões e os endereços de cobrança e entrega fiquem disponíveis para utilização futura. Em operações posteriores, ele informará seu login e senha da carteira digital. Assim, além de facilitar o processo de compra, diz o banco, a carteira digital permitirá que os dados do consumidor fiquem protegidos em um ambiente seguro.