Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BC determina que bancos enviem ‘alerta de golpe’ para transações atípicas no Pix

Cada instituição terá autonomia para definir "premissas, parâmetros e critérios" para o envio do alerta aos usuários

17 set 2024 - 19h00
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Todas as transações que passam pelo Pix ficam armazenadas na base de dados do BC, diz chefe de segurança
Todas as transações que passam pelo Pix ficam armazenadas na base de dados do BC, diz chefe de segurança
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

O Banco Central (BC) determinou que as instituições financeiras enviem um "alerta de golpe" aos clientes em casos de transações atípicas via Pix. A medida deve entrar em vigor a partir de 2025. A decisão foi tomada na semana passada, seguindo uma sugestão do grupo de segurança do Fórum Pix, que reúne participantes do mercado, sob a supervisão da autoridade monetária. 

Segundo a autoridade monetária, cada instituição terá autonomia para definir "premissas, parâmetros e critérios" para o envio do alerta aos usuários. A obrigação entrará em vigor seis meses após a publicação no Manual de Experiência do Usuário do Pix. As informações são da Folha de S.Paulo.

Em encontro realizado na última quinta-feira, 12, os membros do Fórum Pix também recomendaram – e o BC acatou – a criação de uma multa de R$ 100 mil para os participantes do sistema que descumprirem as regras relacionadas a chaves Pix, sem possibilidade de isenção.

A alteração do normativo ainda não tem data definida para acontecer. Na regra atual, a penalidade aplicável é de R$ 50 mil, com a possibilidade de isenção, em caso de não cumprimento de regras e procedimentos relativos ao acesso à base de dados do Pix e utilização de suas funcionalidades.

O Pix vem sendo alvo de fraudes cada vez mais sofisticadas e, por isso, o BC tem discutido aperfeiçoamentos no sistema de pagamentos instantâneos para garantir mais segurança nas operações. De acordo com dados da instituição, foram feitas cerca de 3 milhões de solicitações de devolução de recursos por fraudes entre janeiro e agosto deste ano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade